Pular para o conteúdo

Enfisema Pulmonar: Causas, Sintomas e Tratamento.


Saudações a todos! Meu nome é X réus, médico radiologista, e este é mais um vídeo para estudantes e profissionais da área de saúde. Neste vídeo, falaremos sobre o diagnóstico de enfisema pulmonar pela tomografia computadorizada do tórax.
Temos aqui uma tomografia de tórax com dois cortes no plano inicial, janela de pulmão. Aqui está a traquéia e o pulmão direito. A PSI do bumbum direito é a base do pulmão esquerdo. Você observa que existem áreas poligonais mal delimitadas, mais escuras, contendo arteríolas central e áreas um pouco mais claras, tanto à direita quanto à esquerda.
Observe que áreas mais escuras, semelhantes ao ruído de traça, e áreas mais claras. Nesta outra imagem, temos aqui muitas áreas escuras, nem um pouco mais escurecidas, alternadas com áreas mais claras. Aqui no pulmão esquerdo fica mais fácil de visualizar o contraste entre as áreas mais escuras e as áreas um pouco mais claras, um cinza um pouco mais branco, um pouco mais esbranquiçado, um pouco mais homogêneo.
Então, essa área mais homogênea, mais branca, é o pulmão normal, e as áreas mais escuras são áreas de enfisema pulmonar. O enfisema pulmonar centro lobular consiste na destruição dos alvéolos, das paredes alveolares, do septo solares e, consequentemente, do vasos que correm no parênquima alveolar, que correm nas paredes dos alvéolos.
Os septos alveolares e os vasos dentro dos septos dão esse aspecto homogêneo ou parênquima homogênea ou normal. Se você destrói isso, ele fica mais escuro, então dá essas áreas mais escuras do enfisema pulmonar.
Observe também que as áreas de enfisema não têm uma parede definida, elas são como se fossem pequenos buracos, pequenos ruídos de traça aí dentro do parênquima pulmonar. E observe também que, na maioria delas, tem um pequeno ponto central que é uma pequena teria lula que está na região centro lobular.
Veja aqui um detalhe em maior aumento, áreas de enfisema pulmonar são todas essas áreas mais escurecidas. Já as áreas de pulmão normal, essa área mais branca, mais homogênea. Observe que aqui em cima existem áreas de enfisema pulmonar, áreas um pouco mais escurecidas, e aqui áreas de pulmão normal.
Compare aqui pulmão enfisematoso e pulmão normal. Aqui um corte histológico, para lembrar como são os alvéolos, e na parede dos alvéolos você tem muitos capilares. Então, a parede dos alvéolos e os capilares dão aquele aspecto homogêneo na tomografia computadorizada de tórax normal.
Aquele aspecto é um cinza homogêneo, levemente esbranquiçado. Quando você destrói os alvéolos, consequentemente, destrói os capilares que estão na parede dos alvéolos, você perde aquela homogeneidade, você deixa áreas mais escuras na tomografia, que são essas áreas que visualizamos aí mais escuras no parênquima pulmonar.
Áreas de enfisema sempre lobular. Baseado nessa imagem, fazemos o diagnóstico de enfisema pulmonar pela tomografia computadorizada. O diagnóstico diferencial deve ser feito com lesões císticas, as lesões císticas costumam ter uma parede mais espessa que o enfisema, não têm arteríolas entre lobular, não possuem período no centro da área escura.
Já o enfisema pulmonar, em muitas das áreas, apresenta pequenas arteríolas dentro das áreas de enfisema. Então, com esses dois dados, fazemos o diagnóstico diferencial entre enfisema pulmonar e lesão cística, que pode ser, por exemplo, de Langerhans ou de infância.
Este aqui é a imagem típica do enfisema centro lobular na tomografia computadorizada. Em resumo, o enfisema pulmonar consiste na destruição dos alvéolos, paredes alveolares, septo solares e vasos que correm no parênquima alveolar, resultando em áreas mais escuras na tomografia computadorizada. Obrigado por assistir, e até o próximo vídeo.
Fonte: Enfisema pulmonar por Jezreel