Pular para o conteúdo

Embolização de Mioma Uterino: O que é, como funciona e resultados.


Mioma uterino: tratamento com embolização
A embolização é um tratamento seguro e eficaz para mioma uterino, há mais de 20 anos. É um dos vários tratamentos que podem ser usados para tratar miomas uterinos. Miomas uterinos são tumores benignos que se desenvolvem a partir de células musculares uterinas normais. Existem quatro tipos de miomas que se desenvolvem dentro ou fora do útero: submucosos, que crescem na cavidade uterina; intramurais, que crescem dentro da parede do útero; e subserosos, que se desenvolvem na parte externa do útero. Com miomas uterinos pedunculados, ocorre quando o mioma se mantém preso à superfície uterina interna ou externa por meio de uma haste.
Todos os miomas querem o suprimento de sangue para se manterem viáveis e crescerem. A embolização se utiliza desse fato como forma de tratamento para a doença. A embolização de miomas uterinos não é um procedimento minimamente invasivo que não remove o útero ou ovários. É feita uma pequena incisão na perna para obter acesso à artéria femoral. Com um tubo longo e flexível denominado cateter, é então inserido na artéria femoral e é conduzido até artérias que fornecem sangue ao útero, chamada artéria uterina. O cateter é então enviado para artérias menores que fornecem sangue aos miomas. Durante a embolização, é realizado uma injeção de pequenas microesferas que bloqueiam a chegada do fluxo sanguíneo aos miomas, fazendo com que eles diminuam. As microesferas são injetadas por meio do cateter e viajam através do vaso sanguíneo. Uma vez que são mais de 60 vezes maiores que os glóbulos vermelhos, elas obstruem os minúsculos vasos pelos quais os glóbulos vermelhos viajam para alimentar os miomas. O procedimento é repetido na artéria uterina do outro lado para garantir que todo o suprimento de sangue para os miomas seja interrompido. Todos os miomas são tratados simultaneamente.
Uma vez que o suprimento sanguíneo dos miomas tenha sido bloqueado, os miomas começam a encolher. Não há cicatrizes na pele e a perda de sangue é mínima. A recorrência de miomas após a embolização é rara e a maioria das mulheres consegue retornar às atividades leves alguns dias após o tratamento. Geralmente, a volta ao trabalho e as atividades ocorrem em média após 11 dias.
Retome a sua vida hoje! Pergunte ao seu médico se a embolização de miomas uterinos é o tratamento certo para você.
Fonte: Embolização de Mioma Uterino por CRIEP Radiologia Intervencionista