Vitamina B12 e doença de Parkinson
A vitamina B12 é uma das mais famosas vitaminas. É encontrada em carne vermelha, laticínios, peixes e alguns vegetais. Sua deficiência pode levar a diversas condições neurológicas, como perda de memória e inflamação na medula espinal. Pode ser uma preocupação em vegetarianos, veganos, distritos e pessoas que já fizeram cirurgia bariátrica, por exemplo, pois a absorção pode estar comprometida.
Mas olha só o que esse estudo mostrou em relação à vitamina B12 e a doença de Parkinson:
- Um estudo acompanhou mais de 80 mil mulheres e 38 mil homens por cerca de 30 anos.
- Nesse período, mais de 1.100 pessoas desenvolveram doença de Parkinson.
- Pessoas que tinham uma ingestão aumentada de vitamina B12 em sua dieta – ou porque usavam algum polivitamínico – apresentaram menor risco de desenvolver Parkinson
- O estudo também não conseguiu definir qual seria a ingesta ideal de B12 diariamente para essa proteção contra o mal de Parkinson, mas que deve ser algo em torno de 18 microgramas por dia
Uma pena que o estudo não analisou o nível de B12 sanguíneo nessas pessoas envolvidas. E ai, está ideia de estudo para o próximo passo: a partir de qual nível sanguíneo de B12 começa a proteção?
A reserva de B12 dura muitos anos no organismo, porém, se você tiver algum problema para absorver a B12 (cirurgias no estômago, no intestino, anemia perniciosa, por exemplo), ou se você não ingerir muita B12 na sua dieta (vegetarianos e veganos, por exemplo), seus níveis podem cair de forma imperceptível até que seja tarde demais e você comece a ter sintomas de sua carência. Por isso, é importante dosar a B12 algumas vezes na vida como medida preventiva.
Fica a dica, não saia se automedicando, tomando suplemento de B12 por conta própria. Como a gente disse, mais estudos precisam ser desenvolvidos. Mas é uma curiosidade sobre a nossa mente. Até o próximo vídeo. Um abraço.
Fonte: Vitamina B12 previne MAL DE PARKINSON? 🤔 Qual a dose diária? por Neurologia e Psiquiatria