Pular para o conteúdo

Confusão mental no idoso: causas e tratamentos com Dr. Marcelo Lima.


Confusão Mental em Idosos – Vivendo com Saúde

Confusão Mental em Idosos

Olá meus amigos e minhas amigas do canal Vivendo com Saúde. A confusão mental em idosos é um evento muito frequente e devemos ficar atentos para diagnosticá-los e prontamente atendê-los.

Nesse vídeo vamos esclarecer um pouco sobre o tema e orientar o que os familiares ou cuidadores de idosos podem fazer nesses momentos aflitivos. Mas antes de falarmos sobre este assunto, não esqueça de se inscrever no nosso canal, curtir esse vídeo e fazer os seus comentários.

Também conhecido por delírio, o estado de confusão mental é uma perturbação grave do estado cognitivo do paciente, caracterizado por de estudo da consciência, reduzida capacidade de concentração, alterações da memória e da percepção do ambiente, podendo ou não cursar com agressividade.

O início do delírio é geralmente súbito, evoluindo dentro de horas. Alguns disso neste meio tempo ocorre uma perda na capacidade de concentração, fazendo com que o idoso não consiga prestar atenção em algo por muito tempo. Isto fica claro quando tentamos conversar com o idoso, pois ele se distrai facilmente, não conseguindo manter uma conversação de forma lógica. Alterações da memória recente também são muito comuns. Na sequência, o idoso pode não reconhecer o seu médico e até mesmo os familiares. Quadros paranóides são muito comuns. O idoso passa a acreditar que está sendo perseguido ou que o cuidador que lhe é fazer mal e até matá-lo. Em casos mais graves, pode haver até alucinações.

O curso de delírio é flutuante, tornando-se mais intenso no final da tarde e início da noite. É comum o paciente com de niro parecer relativamente leve pela manhã, ficando mais confuso conforme o dia passo. A troca do dia pela noite também é um sintoma típico. O paciente fica acordado, agitado durante toda a noite e passa boa parte do dia dormindo.

As causas da confusão mental em idosos são as mais variadas, podendo ser desde doenças neurológicas como o Parkinson e Alzheimer, passando pelo abuso por infecções, principalmente a infecção urinária, por dores em geral, uso de sonda, entre outras causas.

Nos idosos ocorre uma soma de vários fatores como causa do episódio e confusão mental devido à complexidade de casos. A busca por ajuda especializada é de suma importância. Se algum idoso conhecer o seu estiver apresentando os sintomas de delírio, procure imediatamente ajuda.

Devemos ficar atentos a todos os sintomas que o idoso pode apresentar, inclusive aqueles mais quietas como isolamento social e pouca interação com as pessoas ao seu redor. Se o idoso já a tendência é necessária ficar atento também às mudanças repentinas do quadro clínico do comportamento e no seu envolvimento com o ambiente, pois esses fatores podem indicar que ele está tendo delírios.

Lembre-se, o idoso confuso apresenta um risco enorme para ele mesmo e, portanto, devemos buscar auxílio médico imediatamente.

Agora você sabe um pouco mais sobre confusão mental em idosos. Divulgue esse vídeo para que mais pessoas saibam sobre esse problema.

Um grande abraço e nos vemos no próximo vídeo!

Fonte: TUDO SOBRE CONFUSÃO MENTAL NO IDOSO – Dr Marcelo Lima por Dr. Marcelo Lima