Pular para o conteúdo

Dores e inchaços após Chikungunya: o que esperar da recuperação

Bom dia, Vida Saudável!

Hoje vamos falar sobre as sequelas que a chicungunha pode trazer, como dores e inflamações nas articulações. Para falar sobre esse assunto, convidamos a reumatologista Joelma Norose.

Quadro clínico da chikungunya

A febre chikungunya divide-se em fases. A fase aguda dura cerca de 15 dias e apresenta febre, vermelhidão no corpo, mal-estar, sensação de boca amarga e dificuldade para se alimentar. Nessa fase, começam as sequelas, e alguns pacientes resolvem em torno de 15 dias, mas a maioria prolonga por até 3 meses, apresentando inflamação articular nas mãos, pés, joelhos, ombros e coluna cervical. Esse quadro é característico e quase 100% das pessoas acometidas pela chikungunya apresentam esse tipo de artrite. É importante ressaltar que a doença é cíclica e migratória, ou seja, a dor pode mudar de lugar de um dia para o outro.

Tratamento

No tratamento da fase aguda, são utilizados medicamentos analgésicos, antitérmicos e, às vezes, para náuseas. Quando a artrite se manifesta, é necessário fazer um tratamento semelhante ao das artrites crônicas, como artrite reumatoide. Geralmente, são prescritos medicamentos à base de corticoides e imunossupressores. Cada caso é único, e o acompanhamento de um reumatologista é fundamental para um tratamento adequado.

Dengue x Chicungunha

A dengue também pode causar inflamações nas articulações, mas a chicungunha é mais característica nesse aspecto. A dengue apresenta um quadro mais febril, com dores no corpo, mialgia, cefaleia e hematológico. Já a chicungunha é quase 100% de poliartrite crônica. É importante lembrar que são vírus diferentes, transmitidos pelo mesmo mosquito.

Conheça a Unifisio

A Unifisio é líder em atendimento domiciliar, com equipamentos modernos e uma equipe multidisciplinar. São mais de 200 pacientes, do recém-nascido ao idoso, atendidos no Piauí e Maranhão, com vários planos de saúde e plano particular. Conheça a excelência do home care da Unifisio ligando para 86 3222 6283 ou 99 9265 145. Acesse também o Instagram @clinicaunifisio.

Fonte
Chikungunya: dores e inchaços são comuns após a doença por TVCidadeVerde