A dor que desce para o ombro, um choque, uma dormência que vem da cervical. Se você tem isso, fica até o final que vou te passar onde vencer a dor e como você pode tratar. Não sou mais um fisioterapeuta, e hoje a gente vai falar de uma das disfunções físicas mais acometidas no mundo ortopédico, que é a compressão nervosa de uma das vértebras cervicais que irradia para o ombro. Alguns casos de hérnia de disco cervical também podem apresentar esses sintomas.
Geralmente, começa com alguns torcicolos que a pessoa não controla, dura alguns dias. A pessoa toma algum analgésico, passa no massagista e daí um mês ou dois volta os nulos torcicolos ou é uma dor na cervical que toda vez que mexe com um lado, sempre tá persistindo. É uma dor também que desce bastante para a região do ombro, aqui no trapézio, e assim vai acumulando. A pessoa vai se acostumando com o tempo, ela vai sendo a todo momento uma administração, o remédio e enfim, ela vai se organizando. Como pode? Só que chega uma hora, começa a ir uma dor, uma dormência que desce para a região do braço ao ponto de a pessoa não conseguir nem elevar o braço para pegar alguma coisa em cima, e isso acontece.
E aí começa a ser um desespero, fica na função, a pessoa se sente impotente, aonde que ela começa a buscar os recursos sem fim. Aí vai no ortopedista, faz uma ressonância magnética, geralmente que dá a vertebral, aí vai constar algumas artroses, alguns bicos de papagaios e alguns, com certeza, podem dar hérnia de disco. Hérnia de disco nada mais é do que uma compressão das duas vértebras, onde o disco que tá amortecendo essas duas partes, sofrem pequeno rasgo, extravasou tipo um líquido que passa pegar ou alguma medicação do nervo ou a medula óssea.
Então, quando chega a esse ponto, é realmente mais sério e muitos médicos indicam a cirurgia. Só que dá uns 40 a 50 dias de fisioterapia para poder resolver isso aí, tá jóia. Mas, onde está a sua causa? Você tem que analisar duas situações: como que você se porta durante o seu dia, como está a sua ergonomia, como você está se portando diante das repetições que você está gerando. Se você está em uma posição ou uma repetição que continua causando uma compressão aqui da cervical, então precisa ser ajustado, mesmo que você faça fisioterapia ou faça cirurgia, se você não arrumar a sua causa, nada vai adiantar.
Geralmente, cervical está muito relacionada ao meio que você está vivendo. Seja você que está diante de uma tela do computador, da tenta ergonomia correta, porque a ação da gravidade está batendo aqui na orelha descendo. Se você está muito para frente, encurvado, isso passa a trabalhar mais articulação, digamos assim, e obviamente que isso vai agravando toda essa situação que a gente comentou agora.
A trabalho com muita repetição, carga, isso também pode afetar bastante a coluna, não foi feito para ter muita carga, então, principalmente a cervical, tem pouco músculo aqui, não tem que tomar certo cuidado de ver se isso que está causando. Na fisioterapia, se vai buscar o recurso do RPG, é o mais indicado para o tratamento de cervical, o fato das atrações manuais. Enfim, tudo isso tem um ótimo resultado. As trações mecânicas que eles fazem é interessante também, mas eu prefiro onde o terapeuta, o fisioterapeuta faça com a mão, tá levando dessa esse alívio de uma forma bem mais tranquilo. Geralmente, o problema não está no braço, e sim na cervical.
Fonte: Dor que desce para o ombro e braço com dormência por GuiaHealth