Olá para você que está assistindo mais um vídeo do canal Impulso Responde! A pergunta de hoje é: “Sinto dor no joelho quando realizo o agachamento, o que eu faço?”.
Dentro da nossa prática clínica aqui na Impulso, além das correções que vou passar aqui para vocês hoje, nós enfatizamos muito o alongamento, liberação miofascial e a fisioterapia, que são algumas manobras que os fisioterapeutas realizam.
Mas eu vou passar aqui para vocês três correções que a gente faz dentro da nossa prática clínica. Vou usar o Léo aqui como exemplo.
A primeira correção que você pode fazer aí na sua casa quando está treinando nesse tempo de pandemia, que agora está bem comum, é o ajuste dos pés. Você vai virar o seu quadril, tem a medida do seu quadril, você vai a face e na linha do seu quadril um pouquinho para fora. E faz o agachamento, Léo, para poder ver. Beleza?
A segunda correção é bem simples. Os seus pés também têm que estar virados para fora. Gira ele um pouquinho para fora, beleza? E na hora de fazer o agachamento, o seu joelho vai acompanhar a linha dos pés. Vai lá e volta. Mais uma vez, tá? Então, quando faz o agachamento, o seu pé não pode estar reto. Ele tem que estar um pouquinho para fora, faz com que reto não só para poder ver. E aí você vai jogar o joelho para dentro porque, quando o pé fica reto, a gente tem uma tendência de jogar o joelho para dentro. Tá? De ativar mais os músculos internos e sair gera uma tensão na patela no joelho. Então, gira um pouquinho para fora e faz o agachamento com o joelho acompanhando a linha dos pés.
A terceira correção seria a amplitude do movimento. O Léo vai fazer o agachamento bem fundo, vai lá. E a gente consegue observar que ele faz a retroversão do quadril, que seria o quadril ir para frente ou no final do movimento. Então, uma das correções seria diminuir essa amplitude de movimento, mas mantendo a coluna reta. Léo, desce um pouquinho mais, mais, mais. Aqui seria uma atitude correta para ele porque ele consegue preservar toda a coluna vertebral, ativando as escápulas e não falando. Faz a retroversão do quadril sem jogar o quadril para frente. Só mais uma vez. E volta à raiz.
Mas mesmo assim, ainda a amplitude de movimento eu não estou conseguindo corrigir. Aí, a gente pode usar uma cadeira, um sofá em casa. No nosso caso aqui na clínica, a gente usa a caixa. Então, ele vai fazer a ativação das escápulas e jogar o caso lá para trás. Agachou, voltou. Beleza?
Então, primeira correção: afastar os pés um pouquinho mais do que o quadril. Girar os pés para fora. A gestação inscrita na hora do agachamento dentro do agachamento. Beleza?
Espero ter respondido e te ajudado aí com essa explicação. Peço que você curta, compartilhe, deixe aqui nos comentários as suas perguntas e observação que no próximo vídeo iremos responder. Obrigado aí pela participação. Valeu!
Fonte: Como aliviar a dor no joelho quando realizo agachamento? – Impulso Responde por Impulso Fisioterapia