Olá, tudo bem? Meu nome é Adriano Karpstein. Eu sou médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho e medicina esportiva.
Vou falar sobre dor aguda no joelho. Se você está realizando as suas atividades diárias e sente uma dor súbita no joelho, pode ser difícil, num primeiro momento, saber qual é a causa da dor.
O ideal é consultar o médico ortopedista especialista em joelho para ser avaliado. Algumas causas de dor súbita no joelho são consideradas emergências médicas e requerem rápido diagnóstico e tratamento.
Não é preciso uma batida forte ou uma torção vigorosa para machucar o joelho. As causas mais comuns de dor súbita no joelho são:
– FRATURAS: fraturas do fêmur, patela e tíbia podem causar dor intensa e podem acontecer após traumatismos de grande energia ou uma simples queda.
– TENDINITE: ações repetitivas do joelho, como correr e pedalar, podem causar inflamação nos tendões que conectam os ossos do joelho. A tendinite patelar, a tendinite quadricipital e a tendinite da pata de ganso são as tendinites mais comuns na região do joelho.
– SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL: também conhecida como joelho do corredor, é bastante comum em corredores e ciclistas. O trato iliotibial é a espessa aponeurose conjunta dos músculos glúteo máximo e tensor da fáscia lata. O trato iliotibial costuma inflamar na região do côndilo femoral lateral.
– LESÃO LIGAMENTAR: o ligamento cruzado anterior e o ligamento colateral medial são os dois ligamentos mais lesionados do joelho. As lesões ligamentares do joelho são mais comuns em atletas.
– ARTROSE: dor repentina no joelho pode ser o primeiro sinal de artrose. Mais comum de acontecer em pessoas mais velhas, atletas ou pessoas de profissões que exigem muito esforço dos joelhos como, por exemplo, quem trabalha agachado ou na construção civil.
– BURSITE: bursas são pequenos sacos com líquido sinovial localizados ao redor das articulações. Uma bursa podem inflamar agudamente (bursite) após esforços ou uma pancada. A bursa pré-patelar e a bursa da pata de ganso são as bursas mais afetadas por processos inflamatórios na região do joelho.
– MENISCO: temos dois meniscos no joelho. Eles são duas fibrocartilagens com o formato da letra C. Os meniscos podem se romper em movimentos torcionais ou de hiperflexão do joelho. Lesões meniscais podem acontecer em pessoas de todas as idades.
– GOTA: uma crise de gota pode provocar dor aguda no joelho. A gota é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de cristais de ácido úrico dentro da articulação, provocando intensa inflamação. O joelho fica inchado e bastante dolorido subitamente.
– ARTRITE SÉPTICA: é uma situação grave. Artrite séptica é a infecção dos tecidos ou do líquido sinovial do joelho. Pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Existe o risco de sequelas graves se a infecção não for tratada rápida e corretamente.
Visite o nosso site ou os nossos canais nas redes sociais para saber mais.
Fonte: DOR AGUDA NO JOELHO – PODE SER COISA GRAVE! por Dr. Adriano Karpstein