Pular para o conteúdo

Dislexia e Discalculia: Desafios com Palavras e Números


As lecciona e a discalculia são duas manifestações do transtorno específico da aprendizagem. Pessoas com esse diagnóstico apresentam grandes dificuldades para ler e escrever, raciocinar e fazer contas. A dislexia envolve uma grande dificuldade em ler, escrever ou pronunciar palavras corretamente. Já a discalculia envolve uma grande dificuldade de fazer contas ou entender noções matemáticas básicas.
Em ambas as condições, as dificuldades da pessoa são persistentes em muito maiores do que seria esperado para alguém da idade dela. As dificuldades também prejudicam muito o desempenho acadêmico da pessoa. Quase metade das pessoas com discalculia também receberiam o diagnóstico de dislexia e vice-versa. Embora os estudos indiquem diferentes relações entre essas condições, nem a dislexia ou a discalculia têm necessariamente algo a ver com preguiça ou inteligência. Pessoas com diferentes níveis de inteligência podem ter qualquer uma das duas condições em diferentes níveis de gravidade.
Muitos fatores contribuem para o desenvolvimento de um transtorno específico da aprendizagem. Parentes de alguém com esse diagnóstico tem uma chance muito maior de também desenvolver a condição do que a maioria das pessoas. A falta de estimulação cognitiva na infância, assim como experiências frustrantes de aprendizagem, podem agravar os sintomas. Síndromes genéticas como a Síndrome de Williams também se relacionam com maior chance de uma pessoa ter o transtorno.
Muitos cientistas acreditam que a dislexia e a discalculia resultam de diferenças na estrutura e no funcionamento do cérebro dessas pessoas, mas especialmente no caso da discalculia, as pesquisas ainda são pouco conclusivas sobre isso.
Apesar de ser geralmente considerada uma desvantagem inicial, algumas pesquisas indicam que pessoas com dislexia podem, na verdade, ser melhores do que as outras pessoas em algumas situações. Por exemplo, em uma pesquisa foi identificado que astrofísicos com dislexia eram melhores em identificar buracos negros em uma imagem do que astrofísicos sem dislexia. Então, na astrofísica e em outros contextos, a seleção pode ser, na verdade, uma vantagem para os casos nos quais a lecciona ou a discalculia atrapalham a vida da pessoa.
Existe tratamento e ele pode envolver o trabalho em conjunto de diferentes profissionais, como neurologistas, psicólogos ou fonoaudiólogos. Depois de ser feita uma avaliação clínica, é possível planejar intervenções focadas nas dificuldades específicas da pessoa.
Nos ajude a divulgar o que é a dislexia e discalculia curtindo, compartilhando nosso vídeo nas suas redes sociais e se inscrevendo no nosso canal.
Fonte: DISLEXIA E DISCALCULIA: QUANDO PALAVRAS E NÚMEROS SÃO UM DESAFIO por Minutos Psíquicos