Três medicamentos tópicos comuns
Neste artigo, falaremos sobre três medicamentos tópicos comuns: neomicina, mupirocina e sulfadiazina de prata. Abaixo estão as principais informações sobre cada um deles:
- Neomicina: é indicada em lesões de pele e mucosa, como abcessos, acne infectada, piodermite, foliculite, feridas provocadas por porte e queimaduras. É um antibacteriano de amplo espectro, com alta segurança e baixa probabilidade de provocar reações alérgicas e resistência bacteriana.
- Mupirocina: tem as mesmas indicações que a neomicina, exceto para queimaduras. É eficaz para feridas provocadas por Streptococcus e Staphylococcus.
- Sulfadiazina de prata: está indicada na prevenção e tratamento de feridas mais graves, como úlceras, escaras, feridas provocadas por cirurgia e queimaduras graves. É um antimicrobiano de amplo espectro, atua contra bactérias e alguns fungos, tem alta capacidade de cicatrização e efeito antiinflamatório. No entanto, não deve ser utilizada por grávidas no último trimestre da gestação e crianças abaixo de dois meses.
Entre os três medicamentos, a sulfadiazina de prata é a mais potente e é utilizada em casos mais graves. A neomicina e a mupirocina são indicadas para lesões mais superficiais.
Existem muitas vantagens em se fazer uma terapia antibacteriana tópica, como baixo custo do tratamento, aplicação exata no local da lesão, baixa possibilidade de reação sistêmica, facilidade de adesão do paciente ao tratamento, entre outras.
Se você é um farmacêutico e precisa dessas informações, deixe seu comentário abaixo.
Fonte
Neomicina x Mupirocina x Sulfadiazina – Entenda de Uma Vez por Todas as Diferenças. por Sarah Faria – Mentora Farma