Partes giz e amigdalites
Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Renato Pontes, o médico otorrinolaringologista, e hoje vamos falar sobre mais um tema que são as partes giz e as amigdalites, essas duas infecções de garganta que causam muita confusão em nossos pacientes.
Eles ficam sempre na dúvida se há ou não a necessidade de fazer antibiótico e a tomar pior. Aproveite que você está nos assistindo e se inscreva em nosso canal e não esqueçam de ativar as notificações, acerto pessoal.
Então pessoal, eu falar hoje sobre um tema muito comum em nossa rotina no consultório e são as paredes e as amigdalites. São duas condições de infecção que podem ser tanto virais como bacterianas e isso acaba por fazer muita confusão nos pacientes. “Doutor, preciso tomar antibiótico?” “Doutor, não precisa?” “O que eu devo fazer?”
Então pessoal, vou começar falando sobre a condição mais comum que são as farc enchentes causadas por vírus. Elas casos geralmente a realizar reuniões na garganta. Muitos pacientes até relatam “Doutor, sinto que vou adoecer”, sente que vou preparar e a garganta começa a fechar com essa arranhar e isso é são sintomas bem comuns das falanges virais, certo? Associado a isso, geralmente essas faringites vêm acompanhadas de secreção nasal, espelho moleza, indisposição e aí muitas vezes esses pacientes já vêm ao nosso consultório e alguns já querem utilizar antibióticos, mas sempre eu tenho que explicar que são infecções virais que a gente trata somente sintomas, geralmente com anti-inflamatórios.
Já as amigdalites, vou falar um pouco agora dasn dalits. São as infecções nada as amigas. Da mesma forma, existe as amigdalites virais e bacterianas. O que mais preocupa a gente o paulino que são as amigdalites bacterianas. Ela sim, nessa situação, de utilizar antibióticos. São infecções que causam muitas dores na garganta, febre alta, linfonodos cervicais naquela língua, sacrificar os sismos que aparecem no pescoço, o estado geral do paciente fica muito caído, então essas infecções a gente realmente tem que iniciar antibióticos e anti-inflamatórios.
Agora pessoal, cuidado, cuidado, porque os outros pacientes não sabendo o diagnóstico já iniciam antibiótico por conta própria, só que muitas vezes não é necessário que os antibióticos por se tratar de infecções virais. Até a um dos pacientes já chegam ao consultório fauna botou esse antibiótico, não faz efeito pra mim, este antibiótico não funciona. Aí eu sempre falo, não é que o antibiótico não funciona, o antibiótico não estava indicado, tá? Então cuidado com as automedicações, automedicação não é legal nesse caso, certo? Então melhor a se fazer é procurar um médico otorrino. Ele vai reexaminar e vai determinar se há ou não a necessidade de se fazer antibióticos.
Então o pessoal, esse foi mais um vídeo falando um pouco das partes giz e da amigdalite, certo? Se você gostou, compartilhe com amigos e familiares. Qualquer dúvida pode deixar os comentários que eu irei responder, acerto pessoal? Até o próximo vídeo.
- Inscreva-se em nosso canal
- Ative as notificações
- Cuidado com a automedicação
Fonte: Faringite ou Amigdalite? Saiba as principais diferenças | Dr. Renato Ponte Otorrino por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza