Pular para o conteúdo

Saiba o que causa a sinusite: explicação de um otorrino em Curitiba

Episódio 2: O que provoca a sinusite?

Olá pessoal! No primeiro episódio desta série sobre sinusite, eu falei sobre a anatomia da região e os sintomas que ocorrem durante um episódio de sinusite. Neste episódio, vou falar sobre o que provoca a sinusite.

  • O excesso de produção de secreção é um dos principais motivos para ter sinusite.
  • A rinite é uma das causas mais comuns de excesso de produção de secreção.
  • Resfriados e gripes também podem produzir mais secreções.
  • Desvio de septo nasal pode favorecer a sinusite.
  • Acúmulos de carne esponjosa e polipose nasal também podem ser causas da sinusite.

É importante controlar os sintomas de rinite e resfriados, fazer a lavagem do nariz com soro fisiológico e usar medicações antinflamatórias nasais para descongestionar o nariz e facilitar a drenagem da secreção. Evite o uso de descongestionantes nasais viciantes.

Caso o desvio de septo nasal seja a causa da sinusite, pode ser necessário fazer uma cirurgia para colocar o osso e a cartilagem no lugar correto.

Os acúmulos de carne esponjosa e polipose nasal também podem ser tratados com cirurgia, para diminuir a obstrução nasal e melhorar a drenagem da secreção.

É importante lembrar que nem toda sinusite é bacteriana e, portanto, nem sempre é necessário o uso de antibióticos. No próximo episódio, vou explicar mais sobre isso.

Acompanhe a série todas as terças-feiras às 20h (horário de Brasília) e não se esqueça de adicionar o código no final do texto.

Fonte
O que causa a sinusite ? Otorrino em Curitiba te explica por Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em Curitiba