Pular para o conteúdo

Diferenças entre faringite, laringite e amigdalite: guia completo pelo Dr. Salim.

Diferença entre Faringite, Laringite e Amigdalite

Faringite, laringite e amigdalite são processos inflamatórios que afetam três diferentes setores muito próximos entre si.

  • Faringite: a faringe se localiza atrás do nariz da cavidade nasal até a boca. Toda a região posterior da nossa orofaringe (oro: boca; faringe: toda essa região). Quando se tem uma inflamação nessas regiões, se tem uma faringite.
  • Amigdalas: são duas estruturas que ficam abaixo da faringe, na parte mais profunda da cavidade oral. Se você abrir a boca olhando no espelho, você as encontra. A inflamação das amígdalas é a amigdalite.
  • Laringe: fica mais abaixo, próximo às cordas vocais. Sua extensão é até o começo da traqueia.

Quando essas regiões são acometidas por um processo inflamatório, pode ser de diversas origens, viral, bacteriana ou alérgica, e então se tem a faringite, amigdalite ou a laringite.

Em relação à gravidade das doenças, nenhuma das três é mais ou menos grave. É preciso saber qual o motivo desse processo inflamatório e tratar de maneira adequada.

É importante lembrar que antibióticos tratam infecções bacterianas, não tratam faringite, amigdalite ou laringite viral ou alérgica. Portanto, não se deve usar antibióticos sem a devida prescrição médica.

Quando a pessoa fica afônica, principalmente em casos de laringite, ou com alguma dor de garganta e nariz entupido, é comum querer tomar antibióticos para curar rápido, mas isso pode ser uma grande bobagem. É necessário definir o tipo de laringite, amigdalite ou faringite para saber o tratamento adequado.

Nada é mais ou menos grave. O que é grave é tratar as pessoas de maneira inadequada, principalmente com a automedicação e quando o antibiótico não é necessário.

Fonte
Diferenças entre faringite, laringite e amigdalite | Dr. Salim CRM 43.163 por Doutor Salim