O que você come mais cedo ou mais tarde vai chegar lá dentro da sua articulação. Por isso, coma direitinho, se não, QUIMIOTERAPIA. Se alguém sabe muito bem, nessa liga agora é só comigo que eu resolva depois da comunidade. Viver com artrite reumatóide não tem que ser um filme de terror. É verdade que você vai ter ela para sempre, por isso você tem que comer direitinho para diminuir a velocidade com que ela evolui. Compreendeu? E diminui também a dor e a inflamação. Isso você consegue fazer com movimentos anti-inflamatórios, ricos em antioxidantes e alimentos funcionais que estão nas frutas e vegetais.
Por isso, a primeira coisa que você vai fazer é todos os dias tomar um suco de laranja, por exemplo, com cenoura – superciclo carotenóide. E ela age também tem um efeito anti-inflamatório e já te ajuda a diminuir a dor e a tendência a inflamação que você sentir nas articulações afetadas pela artrite.
Depois, é muito importante você aumentar a quantidade de peixes gordos que você come. Então, imagina, você consegue comer peixe todos os dias? Legal! Mas é difícil, né? Não se pode optar por ômegas 3 em cápsulas todos os dias. É comprovado que o ômega 3 é antiinflamatório e quanto mais alimento antiinflamatório você ingerir, menor é a chance de inflamação articulação. Outra coisa super legal é colocar todos os molhos que você come (o de verdes, o de tomate) type com uma área atinge bre, alecrim, manjericão – são riquíssimos em elementos fitoterapêuticos que ajudam a diminuir a inflamação.
E outro benefício de você deixar de usar os molhos é que você começa a emagrecer. Emagrecer também é um processo muito interessante, principalmente quando a artrite reumatóide afeta os joelhos, os pés nos tornozelos, que também é muito comum. O segredo é você aumentar muito a quantidade de frutas, verduras e alimentos frescos e naturais que você come. O salmão ao vapor com uma cenoura cozida, um atum com uma saladinha e um arrozinho, um arroz com feijão, uma sardinha enlatada com tomate.
Outra coisa legal que você pode fazer é uma torta omelete com um peixinho no meio. Kessy, coisas prontas, aqueles alimentos que você pega dezembro e coloca no micro-ondas ou no forno, isso não é legal para você. Agora, uma coisa importantíssima: alimentação cuidada não é uma coisa que se faz quando dói, é uma coisa que se faz sempre. E aí você vai conseguir sentir muito melhor, não só a nível da articulação, mas o aqui.
Uma coisa legal que tem que discutir com o seu médico é a eventual suplementação de B9 e B12 Vitaminas, para diminuir os efeitos colaterais, não é, por exemplo, o aumento da homocisteína no sangue por causa da toma de medicamentos. Outra coisa que tem que falar com ele é sobre a suplementação de cálcio e ferro para evitar a osteoporose e anemias também por causa do tratamento. Se os intolerantes ao glúten têm um aumento do sistema imune, o ideal é evitar o glúten. E outra coisa muito legal que é muito inflamatório naturale que você pode apostar é o ácido elágico que é encontrado na romã. Você pode comer um monte de romã, também ajuda. Mas o extrato de romã além desse antiinflamatório também vai ajudar a desacelerar o desgaste da artrite reumatóide.
Por isso, tudo é muito importante, mas também você não pode esquecer que ando bem, manter-se em movimento. Você vai precisar fazer fisioterapia, assim, mas tem um exercício que também não te ajudar muito, como o pilates e hidroginástica, por exemplo. São exercícios fundamentais, como fortalecer os seus músculos e salvar as suas articulações, duas quer se manter sempre um homem, e como direitinho, né? Não é novo.
Fonte: ARTRITE: o que pode e o que não pode comer por Tua Saúde