Eu fiz uma moto está sem brilho, você já não vê a cor original. Faz tempo ou está na hora de vender? Então, chegou a hora de você dar um talento, ou melhor, agora só máquina!
1. É claro que você pode usar só pano e água, mas um pouco mais de dedicação certamente te trará o melhor resultado. Eu prefiro trabalhar na sombra e com o motor frio, mas isso é uma questão de gosto. Porém, é bom saber que os produtos para limpeza e polimento funcionam melhor em superfícies frias. E, usando assim, você evitará manchas. Então, lembre-se disso se quiser ficar no sol.
2. É sempre bom economizar água. Então, você precisará de 2 baldes: um para água e outro para o shampoo. A luva de microfibra, específica para lavagem, reduz o contato da sujeira com a pintura. Esponjas e panos mantêm os grãos de sujeira na superfície e vão criando pequenos riscos na pintura. Olha a moto com ajuda de uma mangueira de jardim. Um balde. Assim, a sujeira vai amolecer e vai ficar mais fácil de ser removida. As lavadoras de alta pressão até podem ser práticas, mas aumentam o risco de entrar água em vedações e caixa de ar. Sempre evite despejar muita água no reservatório do fluído de freio, no caliper e nas caixas onde estão componentes elétricos.
3. Se você preferir, você pode cobrir algumas peças com plástico ou luva em água ou produto para limpeza automotiva. E, se puder, escolher um com ph neutro, indicado para superfícies. Em geral, os rótulos indicam a proporção para admissão.
4. É melhor começar a lavagem da moto de cima para baixo. O outro balde, só com água, você usa para enxaguar a luva e não deixar a sujeira acumular. O objetivo é ter sempre o shampoo sendo aplicado e não só a luva esfregando sujeira nas superfícies. Não passe a luva sobre componentes com óleo ou graxa, porque o lubrificante vai impregnar no tecido. Use escovas exclusivas para componentes lubrificados. Escovas também são ideais nas partes que acumularem sujeira difícil de remover, como o braço oscilante da suspensão, o chassi, a parte de baixo do motor e as laterais dos pneus. Quando terminar, enxague a moto novamente para remover todo o shampoo. É sempre bom enxugar algumas partes com pano limpo e macio, para evitar deixá-las molhadas.
5. Agora, se você quiser o maior detalhamento, o primeiro é pintura, metais cromados, plásticos e borracha. Você tem que fazê-las depois de lavar e secar a moto. Use panos diferentes e produtos específicos para cada tipo de textura. Se você optar por um spray, o recomendável é você usar o produto em um pano e depois aplicar na área recomendada. Você pode manchar uma peça por exemplo, aplicando direto. Produto específico para pintura só que ele pode manchar, agredir a peça plástica. Cotonetes e paninhos ajudam a alcançar espaços apertados, cantos do painel e dos comandos. Aplicar cera na pintura, mas com intervalos entre as lavagens, ajuda a criar uma camada protetora que diminui o acúmulo de sujeira. É bom remover os resíduos de cera e rebarbas e emblemas.
6. Evite usar produtos genéricos para borrachas em pneus, manoplas, pedaleiras e bane. Não ficar escorregadio. Se essa sua moto tiver bolha ou para-brisa, começa aqui. Ela merece cuidados especiais. Use produtos específicos para limpar e polir plástico transparente e também lentes. Alguns deles até deixam uma superfície impermeável por algum tempo, evitando o acúmulo de água da chuva. Mas fique ligado na fórmula desses produtos. Eles não podem ser só para não atacar o material, enfraquecer o para-brisa ou até criar uma camada esbranquiçada.
7. Por último, para as motos equipadas com corrente de transmissão, lubrifique o componente com produtos adequados que podem ser um spray de óleo.
Fonte: COMO LAVAR SUA MOTO CORRETAMENTE por Duas Rodas