Depoimento – Andréia Nitrini
- Idade: 41 anos
- Diagnóstico: Câncer de pele em 2019
- História:
Ela iniciou na infância, morando no interior de São Paulo e gostando muito de tomar sol. Apesar de ser muito branca, Andréia sempre gostou de tomar sol e fazer bronzeamento artificial, o que acabou resultando no diagnóstico de câncer de pele em 2019. Ela se tornou mais consciente em relação à proteção solar nos últimos 10 anos, usando protetor solar facial e cuidando mais da pele.
Um dia, Andréia percebeu uma mancha branca no nariz e, como já havia tido câncer de intestino anteriormente, decidiu marcar uma consulta com um dermatologista. O médico recomendou uma biópsia e, uma semana depois, o resultado confirmou o câncer na base do celular no nariz. A cirurgia foi marcada e foi necessário fazer uma retirada um pouco maior do que o esperado, mas a cicatriz ficou bem discreta.
Andréia ressalta a importância de se observar qualquer alteração na pele e não subestimar nenhum sintoma. Ela acredita que vale a pena investir tempo e dinheiro em consultas médicas para tirar dúvidas e evitar problemas maiores no futuro. Além disso, destaca a importância da proteção solar em um país como o Brasil, que tem muito sol.
Fonte
Andrea Nutrini – Descobrimento do Câncer de Pele Basocelular por Vencer o Câncer