A Moreia é uma planta super utilizada no paisagismo. É fácil de manter, bem rústica e floresce bastante. Eu, Nó Figueiredo, fisiologista, vou ensinar como cultivar a Moreia. Aproveita agora e não curte aqui embaixo, se inscrever aqui no meu canal e compartilhar esse vídeo com seus amigos. E clica no sininho abaixo do vídeo para receber uma notificação cada vez que postarmos de novo. Siga também meu Instagram (Nó Figueiredo) para ver fotos e vídeos que não aparecem aqui.
Sabe aquele canto que você não sabe o que plantar ou a calçada que você quer colocar uma planta? A Moreia é perfeita para isso! A Moreia também é conhecida por Moreia Bicolor ou Jets. É uma planta herbácea, isomáta, tosa, ereta, perene e ainda floresce muito, principalmente se estiver recebendo sol direto. Suas inflorescências são formadas várias vezes ao ano e as flores são amareladas com manchas alaranjadas e marrom escura no centro, muito lindas! É originária da África do Sul e atinge de 50 a 70 centímetros de altura. Sua folhagem é muito ornamental, suas folhas são planas, rígidas e formam uma ilha terrestre. Fico louca quando vejo podado de qualquer jeito! As folhas devem ser podadas na base, onde elas nascem, e nunca rodadas no meio.
Olha que lindo que está esse canteiro aqui nessa calçada! Eu parei pra mostrar para vocês como ele ficou bonito. Essa planta é bem interessante porque ela nasce assim em tufos. E tome cuidado com a poda, porque eu já vi destruírem a Moreia! Eles cortam assim, sem dó! Quando começa a queimar a folha, quando foi podada, tem que podar aqui embaixo. Gente, tem que cuidar aqui na base, não pode podar no meio da folha, porque a Moreia se acaba! A Moreia fica linda formando grandes maciços, isolados e até em jardineiras, desde que elas sejam largas e profundas, com pelo menos uns 40 centímetros de profundidade.
A Moreia gosta de sol direto, mas até tolera uma situação de 6 horas de sombra, só que ela vai florescer menos. A Moreia gosta de estar com bastante matéria orgânica, com boa drenagem e regada periodicamente. Essa planta resiste bem a baixas temperaturas de inverno, podendo ser cultivada em quase todo o território brasileiro. Para multiplicá-la, é só dividir a touceira, tomando cuidado para manter os rizomas intactos. Ela pega muito fácil! O canteiro deve ser renovado com o plantio de novas mudas, a cada dois ou três anos, para continuar sempre bonito e com muitas flores.
E aí, você já conhecia a Moreia? Já tinha reparado nessa planta? Me conta nos comentários aqui abaixo do vídeo. Se você gostou deste vídeo, não curte aqui embaixo e adicione aos seus favoritos. Aproveita e siga aqui no meu canal e no meu site para ficar por dentro de todas as novidades. E aqui tem o vídeo de ensino do Barça às plantas e outro onde falo sobre como conectar a natureza através de meus vídeos. E não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Vamos espalhar o amor à natureza!
Eu te agradeço e te espero no próximo vídeo. Um beijo florido!
Fonte: Moréia – Dicas Rápidas de Cultivo | Nô Figueiredo por Nô Figueiredo