Aula sobre cocos gram-positivos
Olá, boa tarde! Espero que estejam bem e que estejam se cuidando, adotando todas as medidas de prevenção para o contato com outras pessoas. Que possamos desempenhar todas as atividades que precisamos para cumprir nossos compromissos muito bem.
Nossa primeira aula em EAD é sobre os cocos gram-positivos, que são bactérias totalmente isoladas na clínica laboratorial e associadas a muitas das doenças mais frequentes no ser humano. No momento, eles causam muitas infecções e são associados à presença de pus ou então a liberação de toxinas que vão produzir efeitos no organismo distantes do local onde as bactérias se encontram.
Os dois gêneros mais importantes são os gêneros Estafilococos e Estrepto.
Estafilococos
Em relação aos Estafilococos, abordaremos as características morfotintoriais e de crescimento em cultura. As espécies mais importantes dentro do gênero são:
- Staphylococcus aureus: a espécie mais importante, com fatores de virulência que fazem com que ele consiga provocar danos e lesões ao nosso organismo, provocando as infecções ou as intoxicações associadas à presença da bactéria ou a partir de toxinas liberadas por essa bactéria em alimentos ou no organismo humano.
- Outras espécies que não são menos frequentes, menos importantes clinicamente.
O diagnóstico laboratorial está mais detalhado no arquivo anexado a esta aula.
Estrepto
Em relação ao gênero Estrepto, estudamos suas características morfotintoriais e de crescimento, principalmente em ágar-sangue, onde ele produz hemólise, que é um fator importante para se iniciar a identificação e conhecer qual espécie está causando a infecção.
As espécies de maior interesse clínico estão relacionadas a febre reumática, infecções neonatais, infecções hospitalares, pneumonia, meningite e otites. O diagnóstico para cada espécie de Estrepto é muito importante.
Espero que este conteúdo tenha sido aprendido de forma fácil por vocês. Aquilo que exista dificuldade, podem entrar em contato e vamos responder disponibilizar através do fórum pelo próprio AVA ou então através do e-mail. Mesmo pelo whatsapp podemos estabelecer uma forma de comunicação. Para a próxima semana, estaremos aqui novamente com outro material e outro conteúdo para vocês. Um abraço a todos!
Fonte
Aula1 infecções por cocos Gram positivos video por Cristina Aparecida Figueiredo Reis