Olá, eu sou o Dr. Juliano Plastina, urologista, e seja bem-vindo ao nosso canal “Urologia De Complicada”. Hoje, vamos falar sobre um tema muito questionado pelos pacientes aqui na clínica: impotência sexual. Vamos descomplicar esse assunto!
Antes de começar, vou pedir que você deixe o seu like abaixo, se inscreva no canal se ainda não é inscrito e ative as notificações para receber os últimos vídeos quando eles forem publicados.
A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é uma frequente condição médica que atinge vários homens na nossa sociedade. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, esse problema pode atingir até 50 por cento dos homens no nosso país. É caracterizada pela dificuldade ou incapacidade de alcançar a ereção durante a relação sexual e essa condição é considerada o maior pesadelo masculino.
Muitos acreditam que esse problema não tem cura, já outros nem chegam a procurar atendimento por sentirem vergonha de falar sobre o assunto com o médico. Outras pessoas ainda vão atrás de tratamentos milagrosos na internet em farmácias e pessoas que não são médicos e acabam sendo enganados no tratamento da impotência.
O fato é que a disfunção erétil tem cura. Nota-se que quanto mais avançada a idade do homem, maior a probabilidade de apresentar o problema, seja pela idade em si ou pela maior prevalência de doenças nessa faixa etária que são fatores predisponentes ou que perpetuam o distúrbio da ereção.
Algumas das causas mais comuns da disfunção erétil são: a depressão, ansiedade, consumo excessivo de álcool e determinados medicamentos, diabetes, obesidade, sobrepeso, entre outros.
A disfunção erétil pode desencadear quadros de baixa libido, baixa autoestima e afetar a sua saúde como um todo. Após ser diagnosticado com o seu urologista de confiança, o tratamento da impotência pode tomar diversos rumos, de acordo com o seu quadro. Em alguns casos, será recomendado o uso de medicamentos via oral, já em outros o tratamento poderá ser com base em medicações injetáveis ou até aplicações pela pele do pênis. Alguns tratamentos alternativos também podem ser utilizados, como a psicoterapia de apoio.
A conversa com o seu médico vai ajudar bastante você a chegar na causa e no tratamento da disfunção erétil. Algumas mudanças de hábitos de vida como exercícios e alterações na dieta também são bastante benéficas para melhorar a impotência sexual.
Em casos mais avançados, quando os recursos terapêuticos que eu falei antes não tiverem o resultado satisfatório, podemos utilizar também das injeções intracavernosas, que são nada mais do que injeções aplicadas exatamente no pênis e que vão provocar uma ereção, um resultado muito mais fácil do que as medicações orais.
Em último caso, podemos utilizar também o implante de prótese peniana, que é o recurso mais avançado e que a gente utiliza só em casos em que a medicação oral e a medicação intravenosa não apresentaram resultado. A prótese peniana pode ser utilizada também em qualquer idade, depende do tipo de doença que depende do tipo de tratamento que você vai discutir com seu médico.
Estudos dos maiores centros de medicina sexual mundial relacionam a melhora do desempenho erétil com a diminuição gradativa das doses necessárias duas medicamentos que tratam a disfunção erétil. Sempre vale a pena lutar contra a obesidade, melhorar a nutrição e fazer mais exercícios em primeiro lugar, porque o bem-estar melhora e o risco cardiovascular global e o risco de diabetes são reduzidos.
Para tratar a impotência sexual, o importante é você saber que existe tratamento, independente do seu caso. O seu urologista vai chegar no tratamento que melhor se adequa ao seu diagnóstico. Não precisa ter medo de que você não vai ter mais solução, sempre podemos te ajudar!
Aqui embaixo tem um link para você acessar o nosso canal de telemedicina, se você quiser fazer uma consulta comigo. Então, eu vou deixar aqui disponível para quem se interessar. E esse foi o assunto do vídeo de hoje. Se você gostou, não se esqueça de deixar o seu like e se inscreva no nosso canal, se ainda não é inscrito. Se você tiver alguma dúvida sobre impotência sexual, deixe-a nos comentários para podermos te ajudar. Nos vemos nos próximos vídeos!
Fonte: TRATAR IMPOTÊNCIA SEXUAL É POSSÍVEL? por Urologia Descomplicada