Entrevista sobre Biópsia e Interpretação de Resultados
No decorrer da entrevista, foi abordado sobre a importância da biópsia como exame fundamental para fechar o diagnóstico de câncer de pulmão ou de qualquer outro tipo de câncer. Além disso, uma ouvinte questionou sobre o câncer de pulmão metastático e como interpretar os resultados de um teste neuroendócrino de grandes células.
- O primeiro passo é conhecer as características da pessoa doente, como idade, pressão arterial e histórico clínico.
- O segundo passo é avaliar a extensão da doença no corpo da pessoa através de exames de imagem e físico.
- O terceiro passo é realizar a biópsia, que consiste em retirar um fragmento do tumor e enviar para análise laboratorial.
O patologista, ao receber o material, irá analisar a aparência do tumor através do microscópio e realizar um teste imuno-histoquímico para identificar as substâncias específicas presentes no tumor e, assim, determinar o tipo da doença. Em casos mais difíceis, pode ser necessário enviar o material para outros hospitais ou laboratórios especializados.
No entanto, é importante ressaltar que a interpretação dos resultados pode apresentar dificuldades e, em casos complexos, pode ser necessário realizar uma nova biópsia para obter mais informações sobre o tumor.
Fonte
CÂNCER DE PULMÃO | Como avaliar as BIÓPSIAS e definir o subtipo de doença por Dr. Felipe Ades MD PhD