Pular para o conteúdo

Descoberta científica: células do olho podem regenerar a retina.

A Importância da Retina

A retina é o órgão sensorial responsável por captar o estímulo luminoso e transformar em estímulo elétrico, permitindo que percebamos o ambiente ao nosso redor através dos neurônios retinianos.

Dentre todas as doenças que podem afetar o olho, as que afetam a retina são as que causam mais desconforto. A degeneração dos neurônios retinianos resulta numa perda visual significativa até completa, como ocorre na degeneração macular. Infelizmente, essas doenças não têm cura, apenas tratamentos que atrasam seu progresso.

O projeto Entorno está buscando os mecanismos que estimulem a ativação das células-tronco da retina para descobrir formas de regenerar a retina em mamíferos, já que nossa fonte de células-tronco é muito limitada e pouco eficiente.

Estrutura do Olho

Para entender melhor o funcionamento da retina, é importante conhecer a estrutura do olho. A luz entra pela cúpula e passa pelo cristalino até acertar a retina, que fica no fundo do olho. Esta é marcada em vermelho na imagem abaixo:

Esquema do olho humano

As células do epitélio ciliar (em azul) estão localizadas antes da retina. Já as células da série ciliar atuam como uma porta sanfonada, podendo se esticar ou contrair para ajustar a imagem.

É possível retirar o tecido ciliar do paciente com poucas complicações e transformá-lo em células-tronco que, estimuladas com fatores de crescimento, podem virar neurônios. Estes neurônios podem ser então transplantados no mesmo paciente sem grandes complicações.

A ideia é fascinante, mas ainda não existe um teste clínico que comprove a eficácia do procedimento.

Fonte: Células do olho são capazes de regenerar a retina por Canal USP