Tratamento da Dermatite Atópica
Se você tem dermatite atópica e quer saber como tratá-la, no vídeo de hoje eu vou conversar um pouquinho mais sobre o tratamento da dermatite atópica. Não saia daí!
Importante lembrar
A dermatite atópica é uma doença complexa e requer acompanhamento de um bom dermatologista. O intuito desse vídeo é trazer esclarecimentos, mas não substitui uma consulta médica, ok? Não se automedique!
Pilares do Tratamento
- Cuidados com a Pele: Principalmente durante o banho e na hidratação da pele. Quem tem dermatite atópica precisa ter cuidados especiais com a pele, que devem ser mantidos indefinidamente.
- Gerenciamento dos Gatilhos: A dermatite atópica pode tornar a pele muito sensível e reativa. Coisas com as quais você entra em contato todos os dias podem causar surtos na dermatite atópica. Descobrir seus gatilhos e evitá-los é fundamental. Seu dermatologista pode ajudá-lo a descobrir o que desencadeia sua dermatite atópica.
- Medicamentos: Os medicamentos que você aplica na pele são, na maioria das vezes, à base de corticoide, mas existem também os imunomoduladores e outros tipos de medicamentos. Para a maioria das pessoas, cuidados com a pele, gerenciamento dos gatilhos e medicamentos que você aplica na pele são suficientes para controlar a dermatite atópica. No entanto, para algumas pessoas, esses cuidados não são suficientes. Para estes pacientes, um dermatologista pode prescrever fototerapia ou medicamentos na forma de comprimidos.
Tratamentos Adicionais
Para algumas pessoas, os cuidados com a pele, gerenciamento dos gatilhos e medicamentos que você aplica na pele não são suficientes para controlar a dermatite atópica. Nesse caso, o dermatologista pode prescrever tratamentos adicionais:
- Fototerapia: Tratamento à base de luz que funciona expondo a pele a luz ultravioleta. Esse tratamento é feito duas a três vezes por semana no consultório do seu médico, durante algumas semanas a alguns meses.
- Medicamentos de Tomar: Os medicamentos de tomar agem no sistema imunológico, diminuindo a inflamação e melhorando a dermatite. Esses remédios devem ser prescritos na menor dose possível por um tempo suficiente para controlar os sintomas. Normalmente requer um monitoramento cuidadoso pelo seu médico.
Infecções na Pele
Quem tem dermatite atópica apresenta com mais frequência infecções na pele. Isso acontece com mais frequência nas crianças menores, que têm costume de coçar as lesões e a unha acaba levando bactérias e infectando a ferida. Nesses casos, é necessário o tratamento à base de antibióticos.
E você, como trata sua dermatite? Deixe aqui embaixo nos comentários. Não se esqueça de curtir e compartilhar. Obrigada e até o próximo vídeo. Tchau!
Fonte
DERMATITE ATÓPICA – Como tratar e aliviar os sintomas? #dermatite #dermatologia por Tudo sobre a Pele – Dermatologia e Cosmiatria