Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a hepatite C: sintomas, tratamento e prevenção

Sintomas e Diagnóstico

A hepatite C é uma doença crônica que muitas vezes é assintomática. Os sintomas geralmente aparecem quando a doença já está em estágio avançado, como cansaço, falta de disposição e acúmulo de líquido na barriga. Em casos mais graves, a doença pode levar à cirrose hepática e ao câncer de fígado.

O vírus da hepatite C é uma doença silenciosa e muitas vezes não apresenta sintomas. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a doença o quanto antes. Todas as pessoas que receberam sangue antes de 1993, compartilharam seringas, canudos ou cachimbos para uso de drogas, pacientes que usaram muitas seringas de vidro, cirurgias antigamente que as seringas eram reutilizadas, tatuagens, piercings e acupuntura, são consideradas grupos de risco para a doença.

Estima-se que em torno de 1 a 4% da população brasileira esteja infectada pelo vírus da hepatite C.

Tratamento

Atualmente, não há vacina para a hepatite C, mas existem drogas potentes que conseguem curar efetivamente o vírus. O tratamento pode custar em torno de 150 a 180 mil reais por paciente e nem todos os pacientes com hepatite C precisam fazer o tratamento, que é definido de acordo com o estágio da doença.

Alguns pacientes com hepatite crônica por vírus não podem usar corticoides, alguns anti-inflamatórios, remédios para fungos e alguns antibióticos. Esses pacientes também devem evitar o consumo de álcool.

Diagnóstico

O diagnóstico da hepatite C pode ser feito de forma invasiva e não invasiva. A forma invasiva é a tradicional, através da parede do abdome, onde se consegue tirar um fragmento do fígado e enviar para análise patológica. Já a forma não invasiva pode ser feita através do fibroscan, que avalia de forma rápida e segura como está a fibrose do fígado.

  • Todas as pessoas que receberam sangue antes de 1993
  • Compartilharam seringas, canudos ou cachimbos para uso de drogas
  • Pacientes que usaram muitas seringas de vidro
  • Cirurgias antigamente que as seringas eram reutilizadas
  • Tatuagens, piercings e acupuntura

Fonte
Hepatite C por MEDICAL TV