No corpo humano, a caixa torácica é formada pelo gradil costal, que é composto por 12 pares de costelas – totalizando 24 costelas. As costelas são divididas em três partes: externo, cartilagem costal e vértebra.
A junção entre o externo e as costelas é feita através das cartilagens costais, com exceção das duas últimas vértebras, que são as duas flutuantes. São 7 costelas verdadeiras da primeira à sétima, e da 8ª à 10ª são falsas, assim como a 11ª e a 12ª que são flutuantes.
As costelas verdadeiras se ligam diretamente ao esterno através das cartilagens costais, enquanto as costelas falsas possuem cartilagens que se encontram na cartilagem da sétima costela. As costelas flutuantes são fixadas através de músculos presentes na região.
O osso externo é formado pelo manúbrio, corpo e xifoide. O manúbrio se articula com a clavícula e as duas primeiras costelas, o corpo se articula com as outras costelas através das cartilagens costais e o xifoide é ponto de inserção muscular.
A antiga anatomia associava as partes do corpo com objetos do dia a dia. O manúbrio do externo, por exemplo, parecia a empunhadura da espada, o que originou o termo “manúbrio”.
Fonte: SAIBA QUAIS SÃO AS COSTELAS FLUTUANTES. por Anatomia Fácil com Rogério Gozzi