Coqueluche
Seja bem-vindo ao Canal Saúde Certa! Neste vídeo, vamos falar sobre a coqueluche, uma doença respiratória altamente contagiosa.
Antes de começar, não se esqueça de se inscrever no canal e ativar o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
O que é a coqueluche?
A coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa, geralmente marcada por uma tosse severa e seca, seguida por uma ingestão aguda de ar que soa com um grito agudo. A coqueluche é causada pela infecção de uma bactéria chamada Bordetella pertussis, que afeta o topo da garganta (faringe).
Como a coqueluche é transmitida?
As bactérias causadoras da coqueluche podem ser transmitidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra pequenas partículas de saliva ou um copo contendo a bactéria no ar. A coqueluche pode infectar outras pessoas que respiram o ar contendo essas partículas. Além disso, a bactéria pode contagiar outras pessoas caso o infectado entre em contato com alguém após espirrar ou tossir, cobrindo a boca e nariz com as mãos que fica portanto infectada com bactérias.
Quais são os sintomas da coqueluche?
Os sintomas da coqueluche aparecem sete ou 14 dias após uma pessoa ser infectada com a bactéria. Esses sintomas acontecem em três estágios, especialmente em crianças mais novas. Adultos e crianças mais velhas podem não seguir esse padrão de sintomas.
- Estágio 1: Os sintomas são mais parecidos com resfriado: espirros, corrimento nasal, tosse, olhos lacrimejando. Em alguns casos, pode haver febre baixa. Esses sintomas podem durar entre vários dias até duas semanas. É nessa fase também que você está mais suscetível a transmitir a doença.
- Estágio 2: Os sintomas de resfriado tendem a desaparecer, mas a tosse fica pior. A tosse passa de leve e seca para severa e descontrolada. Você pode possuir tanto e tão intensamente a ponto de não conseguir respirar. Quando você finalmente consegue puxar o ar, soa como um grito agudo. Após uma crise de tosse, você pode vomitar ou se sentir muito cansado. Entre uma crise de tosse e outra, você se sentirá normal. Os sintomas são mais severos nesta fase e duram entre duas a quatro semanas, podendo perdurar por mais tempo.
- Estágio 3: Você ainda apresenta alguns sintomas, mas se sentirá melhor e recuperado. A tosse pode ficar mais rugosa e crises de tosse podem acontecer em episódios isolados durante algumas semanas. Se você pega um resfriado ou gripe, os sintomas ficam mais intensos e as tosses mais frequentes.
Adultos e crianças mais velhas podem ter sintomas mais leves do que crianças novas. A gravidade dos sintomas depende também do clima e há quanto tempo você foi vacinado. Geralmente, o conjunto de sintomas da coqueluche dura entre seis a dez semanas, mas pode durar mais. Crianças geralmente são hospitalizadas durante o tratamento, uma vez que a coqueluche é perigosa nessa idade. Se seu filho não consegue comer ou beber, pode ser necessária a administração de fluidos intravenosos. Seu filho também pode ser mantido em quarentena para prevenir que a infecção se espalhe.
Tratamento e prevenção
O tratamento para crianças mais velhas e adultos pode ser feito em casa com a administração de antibióticos, que matam a bactéria causadora da coqueluche e ajudam na rápida recuperação. Infelizmente, não há muita coisa que pode ser feita para prevenir ou aliviar a tosse. Medicamentos para tosse têm pouco efeito sobre a coqueluche, por isso seu uso não é recomendado.
Caso vocês tenham alguma dúvida ou sugestão para novos vídeos, deixem nos comentários. Não esqueça de deixar seu like, se inscrevendo no canal, ativando o sininho de notificações e compartilhando com seus amigos para nos ajudar a manter nosso trabalho. Valeu e até a próxima!
Fonte
COQUELUCHE – O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO por Saúde Certa