A hipocalcemia ou febre do leite é um distúrbio metabólico muito comum em vacas leiteiras. Se não for tratada adequadamente, pode levar o animal a óbito.
Nós temos hoje aqui o médico veterinário Luiz Henrique, direto de Cuiabá, para trazer mais esclarecimentos a respeito deste problema.
Luiz, sem mais delongas, o que é a Hipocalcemia?
A Hipocalcemia é uma doença metabólica, que acomete principalmente os animais de 2º a 5º parto no período do início da lactação. Quais são os fatores que podem levar a vaca a Hipocalcemia? Os principais fatores são mudança de alimentação, o stress pós-parto e o início da lactação, períodos que demandam muito cálcio para trabalhar.
Qual é o principal sintoma da Hipocalcemia?
É um sintoma que nós chamamos de vaca caída, ou seja, essa ação necessidade da vaca de dispor muito cálcio para produzir o colostro que o bezerro precisa para amamentar e até expelir o bezerro na hora do parto faz com que o animal use muito cálcio e consequentemente ele caia no chão.
Como se trata a Hipocalcemia?
O tratamento ideal é fazer a reposição de cálcio, no mínimo, 200 ml de cálcio por via endovenosa e de forma lenta. Eu gosto de indicar 500ml do calço glicosado da Gobert com dois frascos de meio litro de soro fisiológico para fazer hidratação do animal e ele vem com ampolas de vitamina B12 em sua composição. Eu também associo meio frasco do cálcio glicosado em um frasco de soro e a outra metade no outro. O animal aguarda de 35 a 40 minutos e começa a estimular o animal para ver se levanta e começa a se movimentar.
Agradecemos a presença do Luiz Henrique e esperamos que suas dúvidas e perguntas tenham sido respondidas. Não se esqueça de deixar suas sugestões e comentários abaixo para que a Labovet possa produzir mais conteúdo para você. Até a próxima!
Fonte: O que é HIPOCALCEMIA (FEBRE DO LEITE) em Vacas Leiteiras por Canal Labovet