Oi, gente do Canal Éclairé! Aqui é o Lucas Fustinoni. Estamos com quadro de bula simples, e quero conversar com você a respeito do Metronidazol. Eu vou, então, passar algumas informações mais relevantes contidas na bula para você.
O metronidazol é um antibiótico usado para matar bactérias de vaginites, bactérias anaeróbias, infecção dos dentes, tudo sempre de acordo com a orientação do seu médico.
É muito importante isso, gente, porque tem gente que vai na farmácia e consegue comprar antibiótico mesmo sem receita, mas, às vezes, não está tratando a bactéria de maneira adequada.
Cada bactéria morre, digamos, com um veneno. O metronidazol é específico para um certo tipo de bactéria. E o metronidazol, então, não deve ser usado no caso de hipersensibilidade ao componente ou, então, a outros derivados imidazólicos.
Muito muito importante, gente, não pode, de maneira alguma, fazer uso de bebida alcoólica quando estiver fazendo o uso da metronidazol. Pode acontecer o efeito antabuse, que a pessoa tem uma sensação que ela vai morrer.
Efeito dissulfiram. E, também, é muito comum no uso do metronidazol, a urina ficar escura. Pode ficar tranquilo que isso não tem nenhuma complicação mais grave.
Em relação à gravidez e amamentação só deve ser utilizada sob supervisão médica, uma vez que o metronidazol, ele é contido no leite materno, ele passa, então, para o leite da mãe.
Pessoas que trabalham com máquinas pesadas, que dirigem, também podem ter alterações visuais, confusão ao utilizar esse tipo de medicamento.
Os pacientes que estão utilizando outra medicação chamada dissulfiram, podem ter reação psicótica grave também, deve ser evitado. Pacientes que usam anticoagulante, também devem informar ao seu médico para ele estar fazendo o ajuste da dose, porque pode dar aumento do efeito causando problemas de coagulação.
Uma alteração, uma reação adversa muito comum do uso de metronidazol é o gosto metálico, você fica com a sua boca como se tivesse chutado uma bala de ferro. Então, isso é bastante comum. Também pode acontecer náuseas, dores de cabeça, diarréia, dores abdominais.
Pode acontecer coceira, reações oleosas, vermelhidão na pele. Então, uma série de reações adversas. Você tem que estar relatando para o seu médico caso ocorram.
Em relação à posologia, varia muito da doença que o seu médico está tratando. Por exemplo, questão de vaginose, vai tomar dois gramas, vai tomar vários comprimidos, às vezes oito comprimidos de uma vez só dose única. Ou, então, pode ser fracionada essa dose de acordo com as outras indicações.
E, muito importante, que não pode partir esse comprimido. Tem gente que, às vezes, compra a dosagem errada e tal, e acaba partindo. Isso não pode, de acordo com a bula. Já foram relatadas algumas tentativas de suicídio com o uso exagerado do metronidazol, levando, então, à tontura, náuseas, dores de cabeça.
E, também, não existe um antídoto que possa corrigir isso aí. Então, qualquer caso de intoxicação acidental ou, até mesmo, alguma tentativa de suicídio, sempre tem que ir ao pronto socorro o quanto antes.
Então, sempre tomar a medicação de acordo com a indicação do seu médico, que passa as orientações a respeito dessa medicação e sempre procurar a bula completa. Espero vocês nos outros vídeos. Lucas Fustinoni, um forte abraço e até a próxima.
Fonte: METRONIDAZOL conheça seus efeitos e seus PERIGOS|BULA SIMPLIFICADA POR DR LUCAS – MÉDICO CRMPR 30155 por Dr Lucas Fustinoni