Bula Simplificada da Azitromicina
A Azitromicina é um antibiótico com diversas indicações, como:
- Dor de garganta
- Infecção de acne
- Infecções respiratórias
- Dor de ouvido
- Doenças sexualmente transmissíveis
Porém, é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade ao componente ou à classe dos antibióticos macrolídeos.
A posologia recomendada é de um comprimido ao dia, cuja duração do tratamento será determinada pelo médico, de acordo com a infecção do paciente. É importante seguir o tratamento completo prescrito pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem antes do fim do tratamento, para evitar o fortalecimento da bactéria.
Em relação a crianças, o comprimido só deve ser utilizado em crianças com mais de 45 quilos.
A principal reação adversa da Azitromicina é dor no estômago, com sensação de peso e mal-estar. Além disso, também pode causar náuseas, diarreia, dores de cabeça e tontura. É importante mencionar que a medicação não causa muitas complicações, mas ainda assim é preciso estar atento a possíveis interações medicamentosas, como com antiácidos e atorvastatina, que podem causar rabdomiólise.
Pacientes com distúrbios renais ou hepáticos devem ter a dose ajustada pelo médico. Além disso, é possível ocorrer uma superinfecção de bactérias em pacientes que tomam a medicação por um período prolongado.
Por fim, é fundamental seguir as orientações médicas e ler a bula completa para mais informações. Vale ressaltar que a Azitromicina não é o tratamento mais eficaz para acne e existem outras alternativas mais eficazes para a questão de pele.
Fonte
Conheça os efeitos da AZITROMICINA – BULA SIMPLIFICADA POR DR LUCAS FUSTINONI CRM PR 30155 por Dr Lucas Fustinoni