Epilepsia: Entenda mais sobre essa condição
A epilepsia se caracteriza por manifestações neurológicas, que podem variar desde crises de ausência até crises convulsivas clássicas. A epilepsia é causada por um foco que desorganiza as ondas cerebrais, e dependendo do lugar do cérebro em que esse foco é desorganizado, nós vamos ter determinados sintomas.
Tipos de crises de epilepsia
- Crises de ausência: a pessoa parece desaparecer do ambiente e depois volta ao normal;
- Crises convulsivas: a pessoa se debate, cerra os dentes e tem um quadro que assusta todo mundo que está perto;
- Outros casos mais confusos: a pessoa tem uma sensação estranha que parece que pega o estômago e é seguida de uma confusão mental e uma ausência.
A epilepsia é uma doença conhecida há séculos na medicina e sempre teve uma característica de assustar os outros que estão perto e criou vários mitos e lendas. No passado, se atribuía a razões religiosas: era um demônio que tomava conta daquela pessoa. Esse estigma sobre epilepsia ainda persiste até hoje, infelizmente.
Cuidados durante um ataque epilético
Quando você estiver junto com alguém que sofre de um ataque epilético naquele momento, há coisas que não podem ser feitas de jeito nenhum!
- Tire de perto as coisas em que a pessoa pode se machucar;
- Não coloque nada na boca da pessoa;
- Não coloque nenhum objeto para impedir que a pessoa morda a língua;
- Deixe a pessoa deitada, quietinha, o mais protegida possível dos objetos.
Depois que o ataque acabou, leve a pessoa para um pronto-socorro, porque ela precisa ser medicada com anticonvulsivantes. Às vezes, a pessoa já vinha tomando esses remédios e esqueceu de tomar, então, dê essa orientação. Não coloque nada na boca da pessoa! Se ela morder a língua, paciência; vai parar de sangrar depois.