Pular para o conteúdo

Conheça as celebridades que superaram a epilepsia – Saiba Mais

Celebridades Históricas com Epilepsia

Olá pessoal, eu sou Fernanda e hoje vamos falar sobre algumas celebridades históricas que tinham epilepsia e muitas pessoas nem imaginavam. Vamos conhecer a nossa primeira celebridade!

Machado de Assis

Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores da história brasileira, mas o que muita gente não sabe é que ele tinha epilepsia. Segundo correspondências pessoais publicadas em 1938, as crises começaram na sua infância, sumiram na adolescência e retornaram na fase adulta, a partir dos 30 anos de idade, tornando-se cada vez mais frequentes.

Em uma carta para um amigo chamado Mário de Alencar, Machado de Assis relatou que não estava tendo acompanhamento médico, apesar de estar tendo crises. Ele descrevia sua doença como “coisas esquisitas, ausência, fenômenos nervosos e miúdos”. Um outro amigo do escritor, Carlos de Laet, presenciou uma crise e a descreveu apresentando características de crises parciais complexas, como um olhar perdido, uma fisionomia alterada e palavras totalmente incongruentes.

Nos últimos dez anos de vida, as crises de Machado de Assis tornaram-se cada vez mais frequentes, o que acabou contribuindo para sua morte. Ele revelou que se identificava com o personagem Veríssimo, de um de seus livros, no sentido de tristeza, solidão e pessimismo, expressado em suas obras especialmente nas últimas, que eram um reflexo do seu sofrimento com a doença.

A consequência da epilepsia na vida social e cultural de Machado de Assis também refletiu em suas obras literárias, algumas vezes de forma negativa. Apesar disso, ele é considerado um dos maiores escritores da história no Brasil e do mundo.

Próximo vídeo

O próximo vídeo da série de celebridades com epilepsia será sobre outro tema e a série voltará na terça-feira que vem. Não se esqueça de deixar seu like, se inscrever no canal, ativar o sininho e deixar seu comentário sobre qual é o melhor horário para assistir vídeos no YouTube. Até quinta-feira, um beijo!

  • Deixe seu like;
  • Se inscreva no canal;
  • Ative o sininho;
  • Deixe seu comentário sobre o melhor horário para assistir vídeos no YouTube.

Fonte
EPILEPSIA E CELEBRIDADE por EPIsódios DA FER