Esclerose Múltipla: entenda como ela funciona e como lidar com ela
No início, os sintomas são sutis a ponto de uma pessoa não perceber que está doente, mas aos poucos a esclerose múltipla começa a se manifestar com fraqueza, tremores e desequilíbrio. Vamos entender como o problema acontece e ver como pacientes podem lidar com ele.
Nosso cérebro é uma estrutura complexa. Nele, milhares de células trabalham a todo segundo, controlando tudo o que acontece em nosso corpo através de impulsos elétricos que fluem de um neurônio a outro. Mas, para que essa eletricidade não se espalhe, é preciso existir uma substância que as olha. Esta é a bainha de mielina.
O que acontece na esclerose múltipla é que o sistema imunológico da pessoa reconhece a mielina como sendo uma gordura que isola a atividade elétrica do axônio da estrutura do neurônio. Ele reconhece isso como não sendo a pessoa e ataca como se fosse uma bactéria. Com este ataque, esta membrana protetora é destruída, afetando os impulsos elétricos.
Assim, começam a se manifestar sintomas que muitas vezes passam despercebidos. O paciente pode ter pequenas formações da visão e alterações no controle da urina. Com o passar do tempo, pode haver surtos de fraqueza, formigamento nos braços ou pernas, visão dupla, desequilíbrio e tremor, o que pode evoluir e deixar sequelas.
A evolução da doença é imprevisível e variável. Enquanto alguns pacientes podem ter cura espontânea, outros variam entre melhora e piora do quadro ou ainda uma incapacitação progressiva e permanente. Para diagnóstico, é importante levar em conta o histórico do paciente e outros exames pedidos pelo médico.
O tratamento é variado e feito basicamente com medicamentos associados à fisioterapia e psicoterapia. O mais importante, segundo o especialista, é não desistir. É muito difícil que o paciente aceite que está com uma doença crônica, mas é importante uma pessoa saber que ela vai poder continuar tendo qualidade de vida. Então, continua a vida, as atividades de trabalho. Isso é importante manter a vida dele, manter um tratamento rigoroso.
Para saber mais sobre esclerose múltipla
- Acesse o site minha vida a ponto com ponto br
Fonte
Esclerose múltipla: entenda a doença autoimune por Minha Vida