Pular para o conteúdo

Como tratar a ferida no pé diabético resistente à cicatrização

O que fazer quando a ferida do pé diabético não cicatriza?

Eu sou Alessandro Shnaq, podólogo e laserterapeuta, e nossa aula de hoje vai ser sobre cicatrização de feridas. O processo natural de uma ferida é cicatrizar o mais rápido possível, mas em pacientes com pés diabéticos, às vezes demora um pouco mais por conta de problemas de circulação, da glicemia descontrolada ou até mesmo curativos mal feitos.

Quando o paciente chega em nosso consultório reclamando que ele não consegue cicatrização, nós podemos ajudá-los com orientações e até mesmo tratamento. A primeira coisa que devemos fazer é examinar se o curativo está sendo feito corretamente e onde ele está fazendo os curativos. Precisamos perguntar também a respeito da sua glicemia.

Se ela estiver descompensada, a probabilidade de cicatrização é um pouco mais difícil e lenta. Precisamos perguntar se o paciente está fazendo acompanhamento com o seu médico. Caso ele não esteja fazendo acompanhamento com o seu médico, a melhor maneira é indicarmos para que, juntos com um médico, possamos resolver o seu problema o mais rápido possível.

Na maior parte do tempo, esses pacientes nem repouso conseguem fazer, o que seria o ideal. Quando você está na frente do paciente, é muito fácil falar para ele o que ele tem que fazer. A sua ferida não cicatriza porque o senhor não é cuidadoso, não troca os curativos corretamente, não lava a ferida… Essa ferida… Ah, mas eu faço tudo isso já. A sua indicação não está sendo tomada corretamente. Você chega ao posto de saúde trocar o curativo a cada quantos dias? Na verdade, existe quando você está sendo acompanhado por profissionais que trabalham somente com as feridas. Eles dão prazo para você trocar o curativo. Eles não gostam nem que você troque dentro da sua casa, caso para evitar contaminação maior.

Mas se fizermos uma parceria junto com esses profissionais, nós vamos chegar a um resultado mais rápido. Primeiro, se o paciente for fazer alguma troca do curativo hoje, você pode observar no seu consultório antes dele por o curativo. Você pode tirar e ver como está. O que precisa fazer algum tipo de desbaste. O ideal é que você comunique ao médico que está tratando e a via que você vai fazer os cuidados que você vai ajudar a limpar para cicatrizar. Você vai mostrar para o médico o seu entendimento em relação a esse tipo de problema que está acontecendo com o paciente.

Se acontecer uma situação dessas com você, profissional, procure sempre entrar em contato com o médico que está cuidando do problema também do seu paciente. Assim, com uma boa parceria, o resultado é muito mais rápido.

Obrigado por assistir essa aula. Inscreva-se no nosso canal, curta e comente para que eu possa estar respondendo mais dúvidas. Até o próximo vídeo.

Fonte: O QUE FAZER QUANDO A FERIDA DO PÉ DIABÉTICO NÃO CICATRIZA | ALESSANDRA CHINAQUI por Podóloga Alessandra Chinaqui