Pular para o conteúdo

Como lidar com parestesia após cirurgia ortognática: dicas e cuidados.

Recuperação Sensitiva após Cirurgia Ortognática

Após a cirurgia ortognática, um dos aspectos de grande interesse e preocupação tanto do paciente quanto do cirurgião é a recuperação neurológica, ou seja, a recuperação sensitiva da região do lábio superior e do lábio inferior.

Devemos levar em consideração a anatomia, pois a inervação do lábio superior é diferente da inervação do lábio inferior. Dessa forma, a recuperação se dará em tempos distintos e de formas distintas. A dormência (parestesia) do lábio superior geralmente melhora em torno de 4 a 6 meses após a cirurgia, mas isso pode variar um pouco em relação à experiência do cirurgião, tempo de cirurgia, grau de manipulação cirúrgica e idade do paciente.

No lábio inferior, o panorama é um pouco diferente. Dentro da mandíbula, existem dois nervos chamados nervo alveolar inferior, responsáveis pela sensibilidade do lábio inferior e do queixo, um do lado direito e outro do lado esquerdo. O desenho da autonomia do corte da mandíbula foi realizado de forma a preservar esses nervos, mas pequenas manipulações que envolvem esse nervo durante movimentos de avanço, recuo ou lateralização já são capazes de desencadear a parestesia, ou seja, a dormência do lábio inferior e do queixo.

Em geral, a recuperação sensitiva desta região ocorre em torno de seis meses, já com um grau considerável de recuperação, mas pode demorar até um ano para se recuperar totalmente. Há casos em que a recuperação não se dá em 100%, mas isso não limita o paciente, pois as outras pessoas não vão perceber que ele tem parestesia, já que a movimentação ficará normal. Não há nenhum risco de lesão motora, apenas sensitiva. Os pacientes têm muito mais benefícios do que desvantagens por falarmos em cirurgia ortognática, pois a aparência é uma consequência inerente do procedimento, mas que ao longo do tempo acaba se tornando imperceptível frente aos excelentes resultados que cirurgia ortognática é capaz de prover em relação à qualidade de vida e autoestima dos pacientes.

Benefícios da Cirurgia Ortognática:

  • Melhora da aparência facial;
  • Correção de problemas de mordida e oclusão dentária;
  • Melhora da função mastigatória e da fala;
  • Alívio de dores de cabeça, ATM e problemas respiratórios.

Fonte: PARESTESIA APÓS A CIRURGIA ORTOGNÁTICA por Maxillo Group