Fisioterapia e Pilates para aliviar sequelas da Chikungunya
A febre chikungunya pode deixar sequelas como dores nas articulações e indisposição. O senhor José Ailton, por exemplo, luta há quatro meses para aliviar as dores causadas pela doença. O uso de analgésicos não foi suficiente para diminuir os incômodos, mas a fisioterapia foi uma luz no fim do túnel, com ações adequadas para o seu caso.
Raquel também teve chikungunya em agosto do ano passado, mas o diagnóstico correto só veio depois. Como se fosse um processo alérgico, ela fez uso de medicamentos, mas as dores nas articulações persistiam, principalmente nos braços e nas pernas. Foi então que ela descobriu que o Pilates poderia ajudá-la a aliviar a indisposição e o cansaço que sentia.
- O Pilates é uma opção para melhorar o condicionamento físico;
- Os exercícios são diferenciados, com foco na respiração, mobilidade e resistência;
- O Pilates ajuda a mobilizar as articulações de uma forma mais suave, diminuindo as dores;
- O sono de Raquel melhorou após a prática do Pilates;
- A fisioterapia é indicada como complemento para a recuperação de quem teve chikungunya;
- O tratamento depende de cada caso e é seguido ao longo dos dias.
A fisioterapeuta Claudiano explica que os médicos têm indicado a fisioterapia como complemento para o tratamento dos pacientes, que sofrem com bastante dor nas articulações. O tratamento começa com a analgesia e, em seguida, é feita a mobilização da musculatura, para que as dores sejam diminuídas ao longo do tempo. Em muitos casos, o próprio paciente opta por fazer Pilates, que acaba melhorando muito o quadro clínico.
A partir do momento em que o paciente começa a mobilizar suas articulações, alongar a musculatura e fortalecê-las, as dores vão diminuindo e ele se sente cada vez melhor. Muitos pacientes continuam com a fisioterapia e o Pilates por vários meses, dando prioridade à sua recuperação.
Fonte
CHIKUNGUNYA SEQUELAS TVSOL por TV SOL