Pular para o conteúdo

Como fazer o teste rápido da Hepatite B Wama Diagnóstica: instruções e procedimentos.

Instruções de coleta e procedimento do teste rápido para hepatite B

A hepatite do tipo B é uma doença infecciosa que provoca inflamação do fígado. É transmitida pelo vírus da hepatite B. Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos, as células do fígado, e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão. A infecção pelo vírus da hepatite B ocorre principalmente por meio de contato sexual, oral, parenteral e uso comum de seringas e agulhas.

O kit para realização do teste rápido e muito rápido HBS AgELO para detecção do vírus da hepatite B é composto por: lancetas, dispositivo de teste, solução de lente, tubo capilar, cartão de leitura e instruções de uso.

Procedimento de coleta

  1. Abrir a embalagem e posicionar o dispositivo de teste sobre uma superfície. É importante que o envelope seja aberto apenas no momento da realização do teste.
  2. Limpar o local da coleta com algodão umedecido em álcool 70%.
  3. Quebrar o lacre da lanceta, girando o pino de preferência para os dedos médio ou anelar, sendo que a coleta deve ser realizada na lateral do dedo.
  4. Pressionar a lanceta no local da coleta até ouvir um clique e segurar o tubo capilar na posição horizontal e encostar na gota de sangue até preenchê-lo completamente sem apertar o bulbo da pipeta, tendo-se o cuidado para não ocorrer a formação de bolhas. Colocar o capilar na posição vertical.
  5. Apertar o bulbo da pipeta até que todo o sangue seja dispensado no poço indicado.
  6. Adicionar uma gota da solução de lente na mesma área da amostra de sangue e disparar o cronômetro.
  7. Fazer a leitura quando o cronômetro marcar entre 15 e 20 minutos. Desconsiderar qualquer resultado após 20 minutos.

Resultado do teste

  • O teste é considerado reagente quando aparecer apenas a linha avermelhada na área C (controle).
  • Quando o resultado é reagente, observamos a formação de duas linhas: C (controle) e T (teste). Qualquer intensidade da linha T do teste deve ser considerada como um resultado positivo.
  • O teste é inválido quando não é possível observar nenhuma linha ou quando há linhas e do controle não aparecer.
  • Não troque o dispositivo de teste ou a solução de lente com kits de lotes diferentes, o que pode interferir no teste para hepatite B.

Pacientes em hemodiálise, portadores de insuficiência renal crônica, pacientes com resistência muito baixa, usuários de drogas, pacientes em tratamento da hepatite B ou em uso da prednisolona e alto valor de hematócrito devem consultar um médico antes de realizar o teste.

Fonte
Instruções de Coleta e Procedimento do Teste Rápido Hepatite B Wama Diagnóstica por Wama Diagnóstica