Por que Dói? – Episódio Cólica Menstrual
Olá, meu nome é Maria Ana Varela, sua editora chefe do Portal Drauzio Varella. Separei um destaque do nosso portal para vocês. A nossa jornalista Juliana Conte faz um podcast que chama “Por que Dói?”. Neste podcast, ela trata várias dores que são mais comuns no dia a dia. Nesse episódio que eu parei pra vocês, ela conversa com uma ginecologista sobre cólica menstrual.
- Cerca de 50% das mulheres experimentam algum episódio de cólica menstrual durante a vida.
- O útero se prepara todos os meses para receber um embrião. O endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, se torna mais espesso para nutrir o embrião. Quando não ocorre a gravidez, o útero se contrai para expelir o endométrio.
- As prostaglandinas são substâncias parecidas com os hormônios que ajudam a atuar no útero para ajudar na expulsão e na contração do útero. Isso pode causar algum desconforto, geralmente leve, que a mulher pode aliviar com analgésicos ou sem medicação.
- No entanto, existem casos em que a dor chega sem cessar e atrapalha o dia a dia da mulher. Isso é o que chamam de dismenorreia secundária, que significa que essa cólica está associada geralmente a algum problema ginecológico um pouco mais grave, como endometriose, adenomiose ou miomas. Esses casos precisam de tratamento.
- As mulheres muitas vezes estão acostumadas a achar que tudo bem sentir muita dor e que faz parte da vida, mas é importante dizer que não é normal. Se a cólica for muito forte, a mulher deve procurar um ginecologista para investigar a causa dessa dor, pois a maioria dessas condições ginecológicas tem tratamento. Um deles é a suspensão da menstruação, que está indicado para alguns casos de endometriose e também o manejo da dor, controle da dor e algumas medicações.
Se você se interessou por esse podcast, acesse o link na descrição.
Fonte: Cólica menstrual | Drauzio News #36 por Drauzio Varella