Pular para o conteúdo

Cisto dermoide: causas, sintomas e tratamentos


Resenha de Ressonância Magnética

Resenha de Ressonância Magnética

Saudações a todos! Meu nome é Jesus e sou médico radiologista. Neste vídeo, para estudantes e profissionais da área de saúde, vamos conversar sobre uma imagem de ressonância magnética da pelve, com sequências ponderadas em T1 e T2.

Nessa imagem, podemos identificar o cóccix, o músculo glúteo, a musculatura glut, o reto e uma formação cística na pelve, que apresenta nível líquido. Há três populações císticas, sendo que uma delas tem hiper sinal em T1 e a outra tem e por sinal em T1 e percentual em T1. Isso pode indicar a presença de gordura, sangue ou melanina, ou ainda conteúdo de líquido com alto conteúdo protéico.

Nesse caso, a possibilidade mais forte é tratar-se de gordura ou sangue. Nas sequências ponderadas em T2, podemos ver as mesmas alterações.

Para confirmar a presença de gordura, é necessário fazer um T1 com saturação de gordura. Isso foi feito na sequência T1 com saturação de gordura, onde se observa a perda de sinal no tecido adiposo intra-pelve.

Portanto, temos uma massa pélvica em uma mulher, que apresenta populações císticas com nível líquido contendo gordura. Isso é muito típico de teratomas císticos. A estrutura dentro do cisto era um conjunto de cabelos.

Este é um caso típico de estudo de moda ovariana ou teratomas císticos. É importante estar atento e fazer a supressão de gordura no T1 imediatamente após identificar a lesão com hiper sinal em T1.

  • Faça a supressão de gordura no T1 para confirmar a presença de gordura;
  • Os teratomas císticos são comuns em mulheres;
  • É preciso estar atento e fazer o diagnóstico correto.

Obrigado por assistir e até o próximo vídeo!

Fonte: Cisto dermóide por Jezreel