A cefaleia em salvas é considerada a pior dor de cabeça do mundo que pode levar algumas pessoas a tentarem até atentar contra a própria vida durante as crises. Hoje vamos mostrar o que é cefaleia em salvas, seus sintomas reais, tratamentos e cenas de pessoas que passam pelo problema. Então fique com a gente.
A cefaleia em salvas consiste de recorrentes ataques de dor de cabeça excruciantes, unilaterais de extrema intensidade. A duração de um ataque típico varia entre cerca de 15 a 180 minutos e, a maioria dos episódios quando não tratados, dura em torno de 60 minutos.
Nas dores de cabeça episódicas, as crises ocorrem regularmente entre uma semana e um ano, seguidos de um período sem dor de cabeça de um mês ou mais. Por outro lado, a cefaleia em salvas do tipo crônica ocorre regularmente por mais de um ano, seguidas de um período sem dor de cabeça que dura menos de um mês.
A dor da Cefaleia em Salvas é tremendamente maior que qualquer outro tipo de dor de cabeça, sendo mais agonizante do que a enxaqueca severa. Aliás, o termo “dor de cabeça”, segundo especialistas, não transmite de forma adequada a gravidade do estado. É possível que essa doença seja o mais doloroso estado já conhecido pela ciência médica.
A dor é descrita como uma punhalada, ou queimando ou apertando e pode ser localizado perto ou atrás do olho e atrás da cabeça ou do pescoço.
Mas quais são as causas da cefaleia em salvas? Durante um ataque, o hipotálamo* libera substâncias químicas que podem estimular as células nervosas no cérebro causando dor e outros sintomas.
Alguns cientistas acham que a dor da cefaleia em salvas é causada pela dilatação ou alargamento dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro e ao rosto. Essa dilatação, parece aplicar pressão ao nervo trigêmeo, que transmite sensações da face para o cérebro. No entanto, não se sabe porque esta dilatação ocorre. É possível, então, que anormalidades no hipotálamo, podem ser responsáveis pelas dores de cabeça em salvas.
Mas, como podemos identificar corretamente a cefaleia em salvas? Dores de cabeça comuns, geralmente, começam de repente causando distúrbios visuais parecidos com a aura, como flashes de luz, antes do início das dores de cabeça. Dor de cabeça comum também é gradual, só piora depois de 5 a 10 minutos do início. Contudo, cada dor de cabeça comum, geralmente, dura várias horas.
Mas, no caso da cefaleia em salvas, a dor ocorre em um só lado da cabeça. No entanto, geralmente está localizada atrás ou ao redor do olho. Acredite! A dor é absurda e pode se espalhar para a testa, têmporas, dentes, nariz, pescoço ou ombros do mesmo lado.
O tratamento envolve aliviar e prevenir os sintomas dessa dor de cabeça usando medicação controlada. Mas há medidas a se ter durante as crises. Respirar 100% de oxigênio puro quando a dor de cabeça começar pode ajudar a aliviar os sintomas. Medicamentos à base de triptano ajudam restringindo os vasos sanguíneos, ao mesmo tempo, pode ajudar a aliviar sua dor de cabeça. Algumas medicações injetadas, muitas vezes pode aliviar a cefaleia em salvas dentro de cinco minutos de uso. Mas o procedimento deve ser feito pelo médico e não funciona para todos.
Um estudo feito em Oxford, revelou que o creme tópico de capsaicina aplicado na área dolorida pode aliviar as dores. Esse é a famosa pomada de pimenta, ainda pouco usada. Como último recurso, um procedimento cirúrgico pode ser usado para desabilitar o nervo trigêmeo. A cirurgia pode levar a cura total para alguns pacientes.
É comum que pessoas com a cefaleia em salvas sofram de diagnóstico de enxaqueca, neuralgia do trigêmeo, dor facial atípica e problemas de oclusão dentária, por isso é sempre bom o acompanhamento de um bom médico.
Fonte: CEFALEIA EM SALVAS: Sintoma, diagnóstico e tratamento por Diário de Biologia & História