Pular para o conteúdo

Caxumba: causas e sintomas do inchaço das glândulas salivares


Existem doenças comuns na infância e a caxumba é uma delas. Essa infecção viral caracteriza-se por um inchaço na lateral da bochecha. Por isso, saiba agora como identificar todos os sinais, fazer o tratamento e se prevenir contra o problema.
A caxumba é uma doença contagiosa viral que pode atingir pessoas de qualquer idade. No entanto, crianças de 2 a 12 anos que não foram vacinadas são os principais alvos, principalmente nos meses de inverno e no começo da primavera. O problema provoca inchaço doloroso da glândula salivar e a manifestação principal da doença é esse acometimento da glândula.
Quando a salvar, a criança inicia um quadro febril de 24 a 48 horas e logo em seguida já começa a apresentar essa inchaço dessa região da água salina. É geralmente bilateral em 75% dos casos, pode ser unilateral no restante. A transmissão da caxumba acontece de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias que experimentamos ao espirrar, falar e respirar ou pelo contato com objetos contaminados.
Assim, ao contrair o vírus, este se propaga após 12 a 24 dias. Os sintomas começam a se manifestar. Ele realmente um quadro febril no primeiro dia. A criança fica prostrada, queda, fica desanimada, causa temperatura alta e em seguida ela já começa a apresentar inicialmente dor no local. Começa a doer ela nota principalmente quando vou mais chegar o alimento que a dona fica muito próximo dessa articulação da mastigação.
A demora mais 24 a 48 horas, começa a inchar. Aumento do volume das principais glândulas salivares acometidas pela chuva são as paróquias localizadas entre a orelha mandíbula. Mas não é apenas neste local que o vírus pode atacar. Ele também pode acometer outras glândulas, como por exemplo, o pâncreas, por exemplo, que é um órgão que fica na região.
Não ou há muito raramente, ela pode ter um quadro de encefalite viral que é um quadro de infecção do sistema nervoso central, mas aí já é um quadro já que a criança fica confusa, ficar sonolenta. Outras complicações são um acometimento dos testículos ou dos ovários, situações que podem levar à esterilidade. Por isso, o acompanhamento médico é tão importante começando pelo diagnóstico que geralmente é clínico, mas exames de sangue podem ajudar a confirmar a doença.
Já o tratamento é basicamente sintomático. Tratamento da caxumba é na verdade não existe um antiviral pra cachorro, um medicamento específico para cachorro. O tratamento é para os sintomas, então, é pra dor dos analgésicos né e anti-inflamatório vioxx.
Total a informação pedida importante para impedir a transmissão é quarentena, ou seja, deve-se evitar o convívio social durante pelo menos sete a dez dias. Para prevenir a doença, a melhor solução é a vacina tríplice viral, que deve ser tomada no primeiro ano de vida, com a segunda dose aos seis anos de idade.
Para saber mais, acesse emavida.com.br.
Fonte: Caxumba provoca inchaço doloroso das glândulas salivares por Minha Vida