Hepatite B – Causas e Prevenção
- A hepatite B é causada por um vírus que é transmitido pela saliva, pelo sangue e pelas secreções vaginais, masculinas e femininas.
- Assim, a saliva e a relação sexual levam à transmissão da doença, assim como o contato de sangue.
- Se você é infectado e tem replicação viral, você tem que usar preservativo oral, beijar é uma atitude que não entra em contato com a saliva.
- Teoricamente, se não houver nenhum corte na boca, isso poderia não transmitir, mas teoricamente, você faz a transmissão da doença.
- Se você bebeu um copo ou talher, você teoricamente poderia deixar um pouco de saliva, e isso poderia transmitir o vírus que tem na saliva.
- Recomenda-se que o copo ou talher seja lavado muito bem após o uso. Não devemos nunca usar o copo ou talher de outro que se serviu sem lavar de maneira muito cuidadosa.
- Se você tiver vida sexual com o parceiro, use preservativos, isso resolve o problema.
- Quanto ao contato diário, não tem problema nenhum. Podemos viver, porque se isso fosse verdade, eu seria infectado.
- Em minha vida, vivi com muitos portadores de Vírus B e tomando esses cuidados nunca peguei a doença.
- A mensagem mais importante: essa doença pode levar à cirrose e pode levar à câncer de fígado. Talvez seja uma das poucas doenças entre as hepatites que você pode fazer prevenção do câncer.
- Se você se vacinar corretamente e ficar resistente, não terá câncer decorrente da presença do vírus B.
- Talvez ainda seja a primeira causa de câncer que possa ser prevenido sabidamente.
- A vacinação em massa fez com que os índices de câncer de fígado caíssem tremendamente no Oriente, no Japão, na Coreia.
- Se você não quer ter a doença, vacine-se. Ela é obrigatória hoje no Brasil e existe em qualquer posto de saúde, vá lá e vacine-se.
- Se você já tem um parceiro ou um companheiro que ainda é replicante, mande ele se tratar porque já existe tratamento específico, e tome esses cuidados que a gente recomendou.
Espero ter ajudado e muito obrigado.
Fonte
Hepatite B: causas e prevenção | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22761 por Prof. Dr. Luiz Carneiro