Pular para o conteúdo

Cárie Dental na Restauração.

Tudo bem com você? Eu sou o Carlos Henrique. Vamos conversar sobre infiltração de cárie. O que é isso exatamente? Infiltração é quando a cárie é a presença de uma lesão cariosa embaixo de uma resposta restauração que já existe. Ela consegue se infiltrar entre a margem da restauração e o dente. Na foto que mostramos, dá para ver o tamanho dessa cárie por baixo do dente restaurado.

Isso acontece por diversas causas. A falha pode ser do paciente, do dentista ou de ambos. Vamos ver as duas situações.

Se o paciente tem uma higiene bucal ruim ou deficiente, o problema pode surgir. Nesse caso, também pode ser porque ele não esteja usando o fio dental direito. Outra questão importante que vale ressaltar aqui é o tipo de alimentação da pessoa. Se ela se alimenta em açúcar e carboidratos, a chance de cáries aumenta muito. O ideal é ter uma rotina saudável e comer de três em três horas. Fazer cinco a seis refeições por dia é a forma mais indicada para manter o equilíbrio corporal e os níveis de energia constante. Mas tenho que lembrar que as refeições intermediárias, ou seja, aqueles lanchinhos entre as principais refeições (café da manhã, almoço, jantar), devem ser leves e saudáveis. Quando nos alimentamos, o pH da boca cai muito e se pH baixo é o ideal para as bactérias da cárie se desenvolver e atacar o esmalte dentário, formando assim as cáries. Esse intervalo de três horas é o tempo suficiente para que a saliva neutralize o pH da boca, fazendo uma proteção natural para os dentes. Até mesmo aquele cafezinho que você toma a todo momento ajuda a manter o pH muito baixo e, portanto, facilita as cáries.

As infiltrações também acontecem quando o dentista deixa uma rebarba de recuperação no dente ou quando fica sobrando uma parte de uma coroa na emenda com dentes, o que chamamos de adaptação. Eu costumo brincar, falando o seguinte: se a bactéria é microscópica, ela vai filtrar enfileirada, de ladinho, uma ao lado da outra em qualquer trabalho que esteja. Adaptação é eficiência e aí não tem conversa. A infiltração é certa. Portanto, adaptação perfeita é inegociável.

Então, para você não ser surpreendido com as infiltrações, faça a higiene dental 13 vezes ao dia. Alinhe-se de três em três horas. Se alimente com alimentos sem açúcar e carboidratos e faça bochechos com flúor todos os dias. Nem preciso dizer que seu dentista tem que caprichar nas restaurações de coroa para que ela fique bem adaptada. Só assim você estará protegido contra as infiltrações.

Então, essa é a dica de hoje. Fico por aqui e até mais. Abraços.

Fonte: Cárie Embaixo da Restauração por Accurato Odontologia e Estética Facial