Pular para o conteúdo

Câncer do Colo do Útero: Mitos e Verdades que Todos Devem Saber

Mitos e Verdades sobre o Câncer de Colo de Útero

A seguir, vamos abordar um assunto muito sério e cheio de boatos que muitas vezes confundem os pacientes: o câncer de colo de útero.

Vacina contra o HPV é o principal modo de prevenção de câncer de colo de útero?

Verdade. A vacinação em conjunto com o exame preventivo papanicolau se complementam como ações de prevenção desse câncer. A vacina reduz em 70% o risco de desenvolvimento do câncer de colo de útero pois previne contra os dois principais tipos causadores da doença. Além disso, ajuda a prevenir outros dois tipos de HPV que causam rugas na região genital.

Não ter histórico familiar de câncer de colo de útero diminui o risco de ter a doença?

Mito. A história familiar negativa não diminui o risco de desenvolver a doença, uma vez que o câncer de colo de útero tem como principal fator a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). Pacientes que fumam ou apresentam qualquer tipo de erro na supressão apresentam uma maior dificuldade em combater e eliminar o vírus do organismo, tendo então maior risco para desenvolver o câncer.

A camisinha evita a infecção pelo HPV?

Em partes. O preservativo protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis e evita a gravidez, mas não é totalmente eficaz na prevenção do contágio do HPV, uma vez que ele não isola todas as partes genitais externas passíveis de infecção pelo vírus.

Todas as mulheres que têm HPV desenvolvem câncer de colo de útero?

Mito. O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente do HPV. Apesar de extremamente prevalente na população sexualmente ativa, 90% dela irá eliminar o vírus dentro de dois anos, diminuindo o desenvolvimento do câncer.

Todas as mulheres devem fazer o exame de Papanicolau anualmente para detectar o câncer de colo de útero?

Depende. Pelo Ministério da Saúde, apenas mulheres entre 25 e 64 anos e que já iniciaram a atividade sexual devem realizar o exame. Além disso, o exame deve ser feito a cada três anos após dois consecutivos.

Se não tenho sintomas, não preciso me preocupar em fazer o exame de Papanicolau?

Mito. O câncer de colo de útero pode ser assintomático nas suas fases iniciais, por isso a realização do exame preventivo tem tamanha importância para o diagnóstico precoce e tratamento da neoplasia.

Fazer reposição hormonal aumenta o risco de ter câncer?

Mito. Em relação ao câncer de colo de útero, sabe-se que a reposição hormonal não aumenta os seus riscos. O câncer de colo de útero é um dos poucos que pode ser evitado através de uma vacina. É possível erradicar a doença associando a vacinação com rastreio precoce. O exame de Papanicolau detecta alterações celulares pré-cancerígenas e é de extrema importância para evitar a propagação da doença.

É importante ressaltar que muitas vezes pacientes que estão passando por esse momento sentem vergonha pelos pré-julgamentos da sociedade atrelados à conotação sexual do câncer de colo de útero. Por isso, é fundamental conscientizar e desmistificar o assunto.

Acesse outros conteúdos sobre o Outubro Rosa nas nossas redes sociais e compartilhe-os.

  • Vídeo: Mitos e Verdades sobre o Câncer de Colo de Útero
  • Post: A importância do exame preventivo para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero
  • Infográfico: Dados sobre o câncer de colo de útero no Brasil

Fonte
Mitos e Verdades – Câncer do Colo do Útero por Scio Education