O Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes mantém todas as estratégias modernas para tratamento adequado do câncer do sol, nas suas várias fases evolutivas. Nós já vimos, pelo elenco de procedimentos de diagnóstico e de estabelecimento do lançamento verdadeiro do caso que está se tratando de câncer do estômago, para poder tomar a melhor estratégia cirúrgica, estratégica oncológica, quimioterápico, que eventualmente, até por exceção, radioterápico.
O centro oncológico Antônio de Moraes tem profissionais capazes de escolher as estratégias adequadas, isto é, nas fases iniciais da doença a estratégia numa parcela dos pacientes com o chamado câncer no estágio precoce, o câncer do estômago precoce, fará uma reflexão por meio de endoscopia, sem precisar operações de grande agressividade de grande monta. Entretanto, quando o câncer já cometeu as camadas mais profundas do estômago, a 2ª 3ª 4ª e aqui ou a quinta, chamada a necessidade absoluta de tratamento cirúrgico e o tratamento cirurgia do câncer gástrico é domínio dos cirurgiões que compõem o elenco do corpo clínico do Centro Oncológico Antônio de Moraes.
A estratégia fundamenta-se na experiência inicialmente nos países asiáticos, sobretudo Japão, Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan e atualmente presente principalmente nos países europeus e nos da América Latina, notadamente Brasil e Chile. Sabendo-se hoje, a partir da década de 1960, que é obrigatório além de fazer a retirada de toda a área como cometida, muitas vezes até do estômago inteiro, é necessário retirar em sios ganhos nos linfonodos, isto é, onde pode haver pequenas raízes microscópicas da doença.
Só assim é possível a cura cirúrgica do câncer e, dependendo do resultado do estudo microscópico, dessa da busca dessas pequenas raízes, se elas estiverem presentes naquele caso em particular está sendo tratado, há necessidade de complementar o tratamento com o procedimento quimioterápico.
Fonte: Câncer de Estômago – Chances de Cura – Dr. Joaquim Gama por BP