Você acha que têm autismo e ainda não sabe se procure um diagnóstico? Assista esse vídeo que a gente vai conversar sobre isso.
Oi pessoal, eu sou a Larissa, sou psicóloga e neuropsicóloga, muitos adultos que suspeitam que têm autismo quando comentam com alguém próximo que tem o desejo de buscar o diagnóstico algumas pessoas podem falar:
- Mas para que buscar um diagnóstico na sua idade?
Nesse vídeo eu quero conversar com vocês sobre cinco razões para você buscar uma avaliação e um diagnóstico. Geralmente quando os adultos que tem uma suspeita de autismo chegam para uma avaliação, grande parte deles já estão em um momento em que os sintomas de depressão ou de ansiedade estão afetando muito a sua vida. Também frequentemente já receberam outros diagnósticos ao longo da vida, de fobia social, síndrome do pânico, ou de TOC, e que podem ter sido dados em um momento em que não foi considerada a presença de autismo.
O primeiro motivo pelo qual eu recomendaria que um adulto procurasse o diagnóstico seria para o direcionamento da intervenção. Tem um livro que fala sobre síndrome de asperger que fala assim “quanto menos reconhecem sua condição menos podem melhorar suas habilidades sociais e consequentemente maior a probabilidade de ficar sem amigos. O reconhecimento não resolve tudo, mas pelo menos traz uma certa quantidade de auto consciência que pode ser aproveitada”.
Então, eu penso que um dos motivos para você buscar uma avaliação e um diagnóstico seria para você conhecer suas dificuldades, seus pontos fortes e fracos, e dessa forma ser um ponto de partida para você buscar uma intervenção que seja mais adequada e direcionada para suas dificuldades. E, com essa intervenção diminuir suas dificuldades e fazer as atividades que você gostaria de realizar.
Uma segunda razão seria dia que o diagnóstico também costuma trazer um alívio. Muitos adultos após avaliação e o diagnóstico dizem que se sentem aliviados pois ele explica o porquê você sempre teve essas dificuldades, você passa a ter uma perspectiva diferente da sua infância, das coisas que aconteceram e finalmente descobre porque você sempre se sentiu diferente das outras pessoas.
Então receber um diagnóstico pode significar uma maior compreensão de si mesmo. A terceira razão seria de que alguns adultos também relatam que o diagnóstico pode ajudar a explicar aquela sensação de que você desconfiava que tinha alguma coisa,de que isso não é coisa da sua cabeça, de que tem um transtorno por trás que justifica as suas dificuldades e que justificam seus pontos fortes também.
A quarta razão seria de que o diagnóstico também pode ajudar com que as pessoas ao seu redor passem a te entender melhor, a lidar melhor com as suas características, caso você queira que elas saibam desse diagnóstico. E a quinta e última razão é de que uma avaliação também pode ajudar a descartar ou considerar outros diagnósticos que também podem estar te atrapalhando no dia a dia e que precisariam de uma intervenção adequada, como, por exemplo, a presença de TDAH.
Bom, muitos adultos quando chegam ao consultório para uma avaliação já pesquisaram bastante sobre as características, ou já sabem desses motivos que eu falei, mas às vezes demoram para procurar por ter medo de escutar que não estão dentro do espectro, ou de passar e uma consulta com um profissional que não é especializado e de ser tratado de uma forma indiferente.
Por isso é importante que, quando você decidir que é o momento de procurar o diagnóstico, procure um profissional especializado, um profissional que tenha experiência em autismo em adultos. Então, para finalizar, se você se identificou com que eu falei no vídeo, eu recomendo que você procure uma avaliação e um diagnóstico para dessa forma ter uma intervenção adequada.
Bom, se você acha que esse vídeo te ajudou e pode ajudar outras pessoas, compartilha esse vídeo com elas. Até o próximo vídeo
Fonte: 05 razões para adultos procurarem o diagnóstico l Adultos com autismo por Neuropsicóloga – Larissa Beatriz Cossalter