Pular para o conteúdo

Aprenda sobre os principais tipos de dor de cabeça: enxaqueca, tensional e sinusite.


Olá, você sabia que existem mais de 200 tipos de dor de cabeça e todo mundo um dia já sentiu ou está sentindo? Então, conheça quais são as principais causas de cefaleia:
– A enxaqueca é uma das causas mais prevalentes. Ela ocorre principalmente em apenas um lado da cabeça, tem característica pulsátil e é de moderada a forte intensidade. Ela pode ter uma causa genética, mas também tem vários fatores que funcionam como um gatilho para desencadear a dor.
– Já a cefaleia tensional geralmente é bilateral, então ela pode acontecer na fronte ou nas têmporas ou mesmo na região da nuca ou cervical. A característica dela é ser de pertode fraca a moderada intensidade e geralmente associada a contração muscular da região cervical dos ombros ou mesmo da fronte. A pessoa que fica com uma festa franzida por muito tempo e quando a pessoa fica com essa musculatura tensionada frequentemente, ela faz com que se desenvolvam pontos gatilhos que vão desencadear e perpetuar a dor.
– Outro tipo de cefaleia que nós devemos estacar essa cefaleia em salvas. Ela é menos comum, mas é uma dor muito importante e que você tem que ter conhecimento. Ela acontece de forma aguda, é uma dor a bruta geralmente de curta duração, mas que acontece em salvas. Então, ela pode se repetir várias vezes ao longo do dia. Ela geralmente acontece em apenas um lado da cabeça e geralmente é na região da fronte ou perry orbiculare. Ela acontece também associada a outros sintomas que nós falamos de sintomas autonômicos como lacrimejamento ou mesmo por isso é nasal.
– Outra causa muito comum de dor de cabeça e que muitas vezes demora para ser diagnosticada e assim tratada corretamente é a disfunção da articulação temporo-mandibular. A pessoa pode ter uma mal cruzam dentária ou mesmo deformidades articulares. Também pode ter bruxismo ou trismo que aquela mordida acentuada ou mesmo ranger dos dentes que acontece flynn cipalmente durante a noite. Nesse caso, a pessoa irá acordar com a musculatura da mastigação cansada e isso irá desencadear a dor de cabeça.
– Agora falando sobre a cefaleia ocasionada pela apneia do sono. Pessoas que têm a síndrome da apneia obstrutiva do sono que tem coco batia que fazem pausas respiratórios elas podem ter cefaleia principalmente de origem latim ao. Então, essa pessoa irá acordar já com dor de cabeça. É uma dor que permanece por muito tempo, muitas vezes durante o dia todo, de fraca intensidade mais contínua. É importante investigar apneia do sono, pois ela pode estar associada e desenvolver outras doenças cardiocirculatórias também.
– Por último, vou falar sobre as cefaleias de causa hormonal geralmente relacionada ao estrogênio. A deficiência de estrogênio, a baixa do estrogênio no organismo, pode desencadear cefaleia. Então, pode ser uma dor que está associada à menopausa, por exemplo. Mas vale lembrar aqui que nesse caso, para pessoa que começou a ter dor de cabeça depois da menopausa, ou seja, a dor iniciou depois dos 45-50 anos, essa se fala ela deve ser investigada, pois esse é um sinal de alarme e que pode indicando que pode haver uma causa secundária para essa dor de cabeça.
Fique atento aos próximos vídeos que vou falar um pouco mais sobre sinais de alarme das dores de cabeça. E se você gostou desse vídeo, compartilhe nas suas redes sociais para disseminar o conhecimento. Se inscreva no canal e ative o sininho também para que você saiba sempre que tiver vídeo novo no canal.
Fonte: Tipos de dor de cabeça por Dra. Adriana Moro – Neurologia