Falando sobre o diagnóstico diferencial da doença de Alzheimer, existem vários diagnósticos diferenciais desde tumores cerebrais, hematomas subdurais crônicos até depressão normal que pode gerar um quadro de alteração de marcha, alteração de urina de controle e alteração de memória, deficiência de vitamina B12, neurossífilis, enfim, essas são as básicas que nós investigamos e que conseguimos diagnosticar com os exames que temos habitualmente, que são a ressonância e os exames de sangue.
No entanto, existe uma condição que acho importantíssima de ser diferenciada da doença de Alzheimer, que é a doença dos corpos de Lewy. A doença de Lewy ela costuma comprometer indivíduos um pouco mais jovens que os indivíduos que possuem Alzheimer. A doença de corpo de Lewy surge e costuma cursar primeiro com alterações do nível de consciência, ou seja, o paciente está conversando de repente e do nada ele fica sonolento, ele fica confuso, e depois daquilo ele volta, ou seja, flutuações do nível de consciência e da cognição. Isso já não acontece tão frequentemente no Alzheimer, só em fases mais tardias, no qual o paciente está apático, mas ele tende a se manter apático.
Uma terceira diferenciação é que a doença de corpo de Lewy cursa com alucinações visuais na fase inicial. O Alzheimer não, isso já acontece na fase mais tardia. A doença de corpo de Lewy ela pode cursar com o parkinsonismo, seja com distúrbios de fala, tônus e Yin. Normalmente a doença de Alzheimer não cursa com isso.
Então, essas diferenças, ou seja, a flutuação do nível de consciência, alucinação de forma precoce e a parkinsonismo, e quando desenvolve-se uma perda de memória, é uma perda de memória de evolução rápida ao contrário da doença de Alzheimer, você tem que pensar na doença de Lewy.
Tem muitos pacientes que às vezes têm a doença de Lewy e, às vezes, está sendo diagnosticado como a doença de Alzheimer. E nesse ponto, eu queria frisar que 40% dos portadores da doença de Alzheimer possuem doença de Lewy associada. Então, isso também, às vezes, atrapalha um pouco o diagnóstico.
Basicamente, os diagnósticos diferenciais são esses. Você tem que lançar mão de exames e imagens, exames de sangue, eventualmente, colher líquor pensando em outras doenças e pesquisar bastante quando o quadro está fugindo um pouco do padrão típico da doença.
Foi um prazer falar com os senhores.
Fonte: Alzheimer X Doença de Lewy – Importância do Diagnóstico Correto – Dr Diogo por Dr. Diogo Anderle