Insuficiência renal: como a alimentação pode ajudar
Se você toma suplementos de proteína sem orientação ou remédios sem prescrição médica, é importante saber como é a vida e a alimentação de quem tem insuficiência renal.
O que é insuficiência renal?
Quando você tem insuficiência renal, o rim perde a capacidade de filtrar toda a água que entra no corpo, mandar embora as toxinas e aquilo que sobra depois que você já usou os minerais e os nutrientes dos alimentos. O rim é responsável por filtrar essa história toda.
Então, quando você tem uma insuficiência renal, as células do seu rim não conseguem filtrar toda a água que você bebe e isso pode causar inchaço e coceira. Por isso, seu médico provavelmente vai pedir para você diminuir a quantidade de água que você bebe.
Hábitos alimentares
Não é necessário ter insuficiência renal na família para ter bons hábitos alimentares. Por isso, não tome remédios ou suplementos sem orientação médica. Um profissional pode te orientar para saber qual é o teu nível de atividade física, qual é o teu desgaste físico, a proteína que você já enxerga na alimentação e aí fazer uma conta para ver se realmente você precisa tomar uma proteína whey, por exemplo.
Se você tem diabetes, pressão alta, está com peso acima do ideal ou tem hábitos de ficar bebendo fora do esquema, é possível que você provoque uma insuficiência renal mesmo que ninguém na sua família tenha tido. Se você acha que está com uma retenção hídrica e está muito inchado, com os pés inchados, seus dedos for middle estão muito cansados e a pressão está muito alta, peça para o médico fazer um exame para verificar se o seu rim está funcionando como deveria.
Alimentação e insuficiência renal
Para não ter uma insuficiência renal, você precisa comer muitos vegetais, beber bastante água e fazer uma atividade física regular. Se você tem insuficiência renal, é possível diminuir a evolução da doença e até parar de perder função dos seus rins através da alimentação.
- Coma menos proteínas – peixe, ovo, carne vermelha e frango
- No caso de vegetais, diminua os minerais que estão presentes nos vegetais para menos trabalho para os seus rins. Cozinhe-os duas vezes e jogue fora a água. Não use sal ou substituto de sal.
- Evite alimentos com alto teor de sódio, como chocolate, leite chocolatado, queijo, alimentos integrais, frutos secos ou abacate, ervilha e feijão. Não coma bacon ou salsicha.
- Coma pão branco, cereais e mel.
Lembre-se de sempre consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças drásticas na sua alimentação. Com bons hábitos alimentares, é possível prevenir e controlar a insuficiência renal.