Se você quer jovem notou que está mais triste ou irritado com menos vontade de fazer as coisas do dia-a-dia, então preste atenção porque nesse vídeo vou falar sobre um tema muito importante: depressão em jovens.
Olá! Neste vídeo o foco é depressão em jovens e quando eu falo “jovens”, me refiro à definição da Organização Mundial de Saúde que define como jovem você que tem entre 15 e 24 anos, ou seja, que está numa transição entre o adolescente e o adulto. As pessoas hoje falam muito sobre depressão em jovens nas escolas, faculdades, empregos. Ainda mais depois da pandemia, que claro, teve um efeito de estresse intenso na vida de muitas pessoas, inclusive na sua. Mas afinal, qual a diferença entre tristeza e falta de vontade e a depressão?
A tristeza é uma emoção normal e universal em geral desencadeada por frustração e perdas na rotina. Quando a pessoa está triste, ela fica mais apática, mais quieta, com menor vontade e às vezes menor prazer nas atividades que faz. Em geral, isso é transitório, pode durar de minutos a horas ou até alguns dias, dependendo do que aconteceu. Apesar de ser desconfortável, quando a tristeza vem, ela não deve ser evitada ou escondida, e sim usada como um sinal para a pessoa entender, aceitar e inclusive mudar as expectativas e planos em relação a essa realidade. Por exemplo, quando você fica triste com o desempenho ruim em uma prova ou por uma briga que você teve com alguém importante, é importante você tolerar essa tristeza que vem e usá-la para refletir o que aconteceu. A partir disso, você pode aceitar suas próprias limitações e da realidade vivida com as outras pessoas e, ao mesmo tempo, pensar em mudanças para melhorar o seu desenvolvimento, sua autoestima e mudar sua vida.
Mas quando essa tristeza, irritabilidade ou falta de vontade ou apatia é um sinal de depressão, aqui vão alguns sinais de alerta que servem de dica para todos ficarem atentos:
- A tristeza ou falta de interesse persistir por mais de duas semanas, na maior parte do tempo, a ponto de prejudicar a rotina da pessoa (lembrando que em você jovem, muitas vezes a alteração de humor gera irritabilidade e não necessariamente tristeza, e isso também é um sinal de alerta);
- Ocorrer a mudança do padrão de sono, com insônia ou hipersonia (o excesso de sono, inclusive durante o dia);
- Ocorrer a mudança do apetite com perda de peso ou excesso alimentar;
- Ocorrer a mudança de atividade motora, com agitação ou lentificação observada por outras pessoas ou ainda um cansaço e falta de energia;
- Ocorrer a mudança do jeito de pensar, com padrão de pensamentos negativos, como culpa excessiva, pessimismo ou ideias ruins sobre si mesmo, com crítica repetida sobre o corpo, sobre a sua capacidade ou inteligência, ou o valor que você tem para os outros e o quanto é gostado pelos outros;
- Presença de pensamentos ou comportamentos que indicam uma falta de vontade de viver, de forma mais passiva, como uma ideia de ter uma doença, sofrer um acidente fatal ou simplesmente dormir para sempre, ou até uma ideia mais ativa, como ideação suicida, ou seja, uma vontade de tirar a própria vida.
Além desses sinais, tristeza, irritabilidade associada à falta de concentração, comportamentos de se cortar ou se machucar, ou ainda a queixa de dores recorrentes como dor de cabeça, dor nas costas ou dor no estômago, devem servir de alerta para quadros de depressão.
E se um desses sinais estiver presente, é importante procurar um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação. Se a depressão for reconhecida precocemente, ela pode ser cuidada de uma forma mais fácil, inclusive sem medicamentos, por meio de terapias de apoio, atividade física e mudança de hábitos.
Esse é o objetivo do canal Doutor Ajuda Educação e Saúde: trazer informações em saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor.
Você está gostando do canal Doutor Ajuda? Então se inscreva no canal! Para se inscrever, você tem que entrar na página do canal Doutor Ajuda no YouTube e clicar em “se inscrever”. Vê esse sininho aqui do lado? Clique nesse link e automaticamente você vai receber os vídeos toda semana! E se você gostou desse vídeo que acabou de assistir, deixe nos comentários! Curta e compartilhe com seus amigos e familiares.
Fonte: DEPRESSÃO EM JOVENS: QUAIS OS SINTOMAS? QUANDO PROCURAR AJUDA? por DOUTOR AJUDA