Música
Olá! O assunto do informativo Hospital São José de hoje é coração, mais especificamente exames que podemos realizar para saber como anda esse diamante raro. Eu converso então com uma especialista no assunto, doutora Clarissa, que vai nos trazer alguns esclarecimentos sobre esses possíveis exames e hoje nós vamos falar sobre ecocardiograma de estresse.
Doutora, muito obrigada pela participação no quadro! Poderia explicar um pouco para a gente o que é esse exame ecocardiograma de estresse?
Com kate, é esse exame ecocardiograma de estresse. Ele é um exame que, como o próprio nome diz, nós fazemos um estresse no coração. Testamos o coração para avaliar uma série de doenças. Esse stress a gente utiliza ou uma medicação ou o stress físico, o exercício físico. E no caso do nosso hospital, nós utilizamos a bicicleta. Esse tipo de exame tem muitas aplicações, desde a avaliação de coronariopatia de doenças do músculo do coração e doenças valvares e mesmo estratificação de risco, que a gente chama pra saber se o paciente tem um risco aumentado de ter er um problema de do coração num futuro breve.
Como é feito esse exame, doutora? Como é que as pessoas chegam na sala de exame que é feito?
O procedimento é sempre indicado pelo médico. É como se trata de um exame que tem a sua indicação precisa do médico, em geral, cardiologista, mas outras especialidades também o fazem. É realizado depois que nós fazemos uma entrevista com o paciente. Checamos todos os fatores de risco, todas as possíveis limitações que tenham contraindicações alguma modalidade de stress. E a partir daí, nós fazemos uma avaliação inicial antes do stress propriamente dito e depois decidimos ser feito com medicação, que aí é feito na veia, e enquanto a infundir da medicação, nós avaliamos o coração como é que ele se comporta, ou então, durante um exercício, que é feito na, na verdade, é uma bicicleta adaptada numa maca.
Então, a grande maioria dos pacientes que chegam ao nosso serviço para fazer esse exame tem sua indicação para avaliação de dor torácica, naquela do popular dor no peito. Então, para o médico, muitas vezes solicita para descartar alguma causa a cardíaca pra dor no peito, então para avaliar a coronariopatia, popular vento PIB, mas também para outras avaliações, para avaliação de válvulas, nederlesões álvarez e os sopros. É também ele falava assim para avaliar doenças do miocárdio e cardiopatia hipertrófica, própria capacidade funcional e outras indicações.
O informativo do Hospital São José de hoje fica por aqui, mas eu te encontro no próximo “Pergunte ao Doutor”. Até lá!
Fonte: Ecocardiograma de Estresse por Hospital São José Criciúma