Pular para o conteúdo

Aprenda sobre o Pulso Paradoxal com o Stanford Medicine 25 legendado/traduzido

Bem-vindos ao vídeo da Stanford 25 sobre Pulso Paradoxal

O pulso paradoxal é definido como uma queda na pressão sistólica maior que 10 mmHg durante a inspiração.

Normalmente durante a inspiração, a diminuição da pressão intratorácica resulta em aumento do fluxo sanguíneo ao lado direito do coração, o que, por sua vez, causa um aumento na pressão da câmara, que é transmitida à parede do ventrículo direito. Já que há maior volume de sangue nos pulmões durante a inspiração, é esperada uma pequena queda na pressão sistólica.

Contudo, no tamponamento cardíaco, o aumento no fluxo e na pressão no ventrículo direito durante a inspiração não podem ser transmitidos à parede ventricular direita e são, portanto, transmitidos ao septo ventricular. Isto, por sua vez, resulta em menor enchimento do ventrículo esquerdo, o que causa diminuição do volume sistólico e uma pressão sistólica significativamente menor.

Para pesquisar o pulso paradoxal, você só precisa de um estetoscópio e um esfigmomanômetro. Cuidadosamente ausculte o primeiro som de Korotkoff, que APARECERÁ e depois DESAPARECERÁ durante a inspiração. Em seguida, ausculte o momento em que o primeiro som de Korotkoff DEIXA DE DESAPARECER com a inspiração.

Este vídeo foi gravado com um paciente da Stanford University que tinha um derrame pericárdico. O pulso paradoxal pode ser uma ferramenta clínica viável e já teve demonstrada uma Sensibilidade de 98% e uma Especificidade de 83% para prever comprometimento cardiovascular.

Além do tamponamento cardíaco, o pulso paradoxal pode ser observado em alguns pacientes com pericardite constrictiva, durante exacerbações de asma ou DPOC, e, menos frequentemente, em outras situações clínicas. É importante ressaltar que o pulso paradoxal pode não estar presente ainda que o paciente esteja tamponado em algumas situações, como regurgitação aórtica e defeito do septo atrial.

Em conjunto com outros achados, como pressão venosa jugular elevada, taquicardia e taquipneia, o pulso paradoxal pode ser uma ferramenta valiosa na avaliação de pacientes com suspeita de tamponamento cardíaco.

Fonte: Pulso Paradoxal – Stanford Medicine 25 (legendado/traduzido) por Medicina Traduzida